Saia do controle de sua vida

0
Controle

Muitas pessoas têm o hábito de tomar suas próprias decisões e tentar resolver de qualquer jeito as situações que lhe acontecem. Isso é natural humanamente, pois temos a tendência de controlar tudo; mas o controle vem assumindo um espaço muito grande na vida das pessoas. Como sair da situação de controle e permitir que Deus, o Todo-Poderoso, possa controlar nossas vidas?

Sair do controle da vida, diante de muitas situações, problemas no relacionamento, nossas ansiedades, as lutas diárias, as contas para pagar e outras coisas com que constantemente nos deparamos é um exercício desafiador de uma grande confiança no Cristo para que Ele controle toda a nossa história de vida.

Por trás de todo controle existe um medo muitas vezes do que está por vir, medo do futuro e das coisas que podem acontecer, pois a maioria dos indivíduos tem uma grande habilidade para manipular, não levianamente, não por querer, mas por uma necessidade de se sentir seguro.  E o sentir-se seguro parece vir do controle, mas no fundo a pessoa está vivendo um processo de ilusão de que se auto domina, que tem uma segurança que já dentro de si própria. Tem um autoconhecimento com o seu corpo, sua mente, seus desejos e começa agir querendo ter o controle de tudo. Trazemos em nós esperanças e muitos pensamentos, como aqueles que a pessoa não vai mais trair, que o seu melhor emprego não vai acabar, pensar que o outro te ama pelo resto da vida, ou que vai te fazer feliz para sempre; são sentimentos passageiros com os quais alimentamos o nosso ego, tornando-nos vazios e solitários por diversas vezes. As pessoas controladoras têm medo de sair da sua zona de conforto, e assim nunca permitem que Deus controle tudo, por não ter confiança n’Aquele que é capaz de fazer todas as coisas.

 DEUS QUE CONTROLA TUDO!

A pessoa que vai nos preencher e que vai nos garantir uma segurança e controlar cada passo que damos é o próprio Cristo, no Seu amor, na medida que tivermos uma intimidade e uma relação com Ele. Quando temos confiança em Deus, abandonamos inteiramente o controle de nossas vidas nas mãos d’Ele. A nossa natureza humana quer que muitas coisas boas aconteçam rapidamente. Mas quando temos confiança, aprendemos a esperar no tempo perfeito de Deus, mesmo que para nós as coisas estejam demorando a acontecer e não enxerguemos o agir de Deus em nossas vidas. Mas o Espírito Santo nos lembra que Deus é soberano e que tem poder sobre todas as coisas e que, no Seu tempo, Ele realizará todo o Seu plano bom, perfeito e agradável.

Devemos amadurecer nossa vida cristã, deixando-nos envolver pelo amor de Deus, na Sua misericórdia, com atos de fé e, assim, veremos o agir do Senhor em nossas vidas. Na vida muitas vezes passamos por situações que nos tiram o chão, em que aparentemente não enxergamos solução, ou até mesmo os nossos recursos naturais nos faltam e se esgotam. É nesses momentos, em que nem víamos mais nenhuma possibilidade, quando tudo parecia perdido, que o Senhor Deus vem e realiza um milagre porque confiamos plenamente e entregamos inteiramente a Ele o controle de nossas vidas.

Confiar é viver pela fé, é saber que a fidelidade de Deus nunca falha. Ele usa todas as circunstâncias ao nosso redor com Sua pedagogia incrível para nos mostrar o quanto precisamos mudar o nosso coração. Quando Deus permite que sua vida fique bagunçada, ou que aconteça algo desagradável, é para que você tenha um olhar mais profundo sobre as coisas que precisam ser mudadas. Assim como fazemos ao arrumar um guarda-roupa quando está tudo bagunçado e não encontramos nada: primeiro retiramos todas as peças, pra depois ir arrumando uma de cada vez no seu devido lugar. Se entregamos nossas vidas pra Deus, confiamos que Ele é o poderoso e só nos resta descansar para que o Seu controle se realize.

O Senhor nos fala: “Não vos inquieteis com que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações. Porque os homens do mundo é que se preocupam com todas essas coisas. Mas vosso Pai bem sabe que precisais de tudo isso” (Lc 12, 29-30). Temos um Deus que é pai e sabe de tudo, de todas as nossas necessidades, antes mesmo de pedirmos a Ele. Entenda que os seus sonhos, seus desejos e preocupações não são novidades para Deus, pois Ele já sabe de tudo ao seu respeito, porém Ele quer que peçamos a Sua ajuda, que dependamos d’Ele como criancinhas que esperam tudo de seu pai.

Fransbiane Jesus da Silva
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

6 − 3 =