Home Artigos Pantokrator São José, Exemplo de Masculinidade

São José, Exemplo de Masculinidade

-

Tantos desafios são levantados no caminho de um homem, tantas ideologias distorcem as características específicas da figura masculina. Taxam os homens de agressivos ou lhes impõem passividade. Embora o chamado do homem seja tão rigoroso, nenhum homem é capaz de trilhar o caminho da masculinidade sozinho. Por isso, Deus, na sua sábia providência, realiza a sua obra na vida de São José. Que hoje, diante da glória do Senhor, se coloca como provedor, protetor, pai e mestre.

Protetor

São José é um exímio exemplo de protetor. Num primeiro momento, São José foi um protetor na vida espiritual da Virgem Maria. Diferente do que muitos pensam, São José não duvidou da pureza de Nossa Senhora, mas sentiu-se indigno de participar de tamanho mistério divino. Portanto, ele se coloca numa atitude de sacrifício da própria reputação, para que a missão da Virgem Santíssima possa ser levada adiante sem que ele atrapalhe de alguma forma.

Após o anjo dizer a São José que ele faria parte da salvação da humanidade e incumbi-lo da tarefa de nomear o menino Deus, São José passa a ter uma atitude de proteção de forma plena. Veja que tamanha responsabilidade Deus confiou a São José: a virgindade de Maria, a saúde, sustento e a integridade física da família, a educação do menino Jesus. Logo, podemos dizer que São José foi o protetor da missão da nossa salvação.

Não há como igualar São José aos outros santos; talvez nossa desatenção pela figura de São José venha dessa sociedade doente, que despreza a missão do homem fazendo caricaturas da masculinidade. Portanto, se queremos ser homens fortes, precisamos seguir os passos de São José e contar com sua intercessão. Assim como ele não desamparou a Sagrada Família um minuto sequer, também não nos desamparará.

josé

Provedor

O trabalho é algo intrínseco à vida humana. Todos nós precisamos trabalhar para ganhar nosso sustento. Somente quem tem uma família para sustentar sabe o peso desse ofício. São José foi incumbido, pelo próprio Deus, de prover o sustento da Sagrada Família. Seja através do pão de cada dia, seja através dos seus serviços e também através da intercessão, para que a salvação do mundo fosse concretizada. Veja que tamanha missão, e que esplendor de santidade.

Todas as vezes que nos sentirmos incapazes de prover o sustento para família. Da mesma forma, quando nos depararmos com os fracassos em nossa vida profissional. Ou, sempre que nos depararmos com nossa preguiça de rezar e de prover o sustento espiritual para família, clamemos ao glorioso São José, para que ele providencie aquilo de que tanto necessitamos.

Pai

Toda a firmeza de Jesus, Seu caráter, Seus dons profissionais, Sua masculinidade, foi forjada pela vida de São José. Mesmo sendo Deus, Jesus Se submete aos cuidados e à educação de um homem. Desta forma, o cuido e a educação da família, teve sua dignidade elevada, pois foi o caminho que Deus escolheu para salvar a humanidade.

Se você é pai, acredite, Deus te deu uma missão ímpar. O seu sacrifício pelos seus filhos e a sua dedicação para educá-los, atrai a benção de Deus para o seio familiar, ainda que você não veja os frutos agora, Deus está gerando os frutos com você e um dia estes frutos poderão ser colhidos.

Portanto, peça a intercessão de São José sobre a sua dificuldade em sacrificar-se por amor a sua esposa, aos seus filhos. Deus escolheu você para ser o canal da benção de sua família!

Mestre

Para a sociedade atual, dizer que o homem tem o papel de mestre já soa como algo opressor e machista. Entretanto, na vida familiar, o homem precisa compreender os desígnios de Deus e ser a voz que conduz. As sagradas escrituras mostram isso através dos sonhos de São José, foi ele que recebeu as revelações e que transmitiu a sua família.

Desta forma, o homem precisa ter uma sólida vida de oração e intimidade com Deus, para que ele sempre tenha sua sabedoria iluminada para livrar a família das ciladas do maligno. É o homem que deve sustentar a lei de Deus dentro de casa, quando a mãe diz ao filho “eu vou chamar o seu pai!”, a criança precisa compreender que existe uma lei a ser cumprida e que ela está passando dos limites. Mas para que isso aconteça, o pai precisa amar as leis de Deus, amar a sabedoria do Espírito Santo, amar a Verdade e buscar a cada dia imitar Jesus, o Mestre dos mestres.

Que pela intercessão de São José, com a graça de Deus, possamos ser uma forte muralha espiritual, dispostos a morrer pela nossa família. Excelentes profissionais, comprometidos, responsáveis, capazes de lutar pelo sustento da casa. Conhecedores das leis do Senhor, entusiasmados com Seus ensinamentos, apaixonados pela Verdade, prontos para pregá-la e aptos para defendê-la das mentiras que Satanás lança para a perdição das almas.

São José! Providenciai!

Lucas Sturion
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

Lucas Sturion
Discípulo da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×