Fulton Sheen: Se queres que melhorem, diga o que precisam saber

0
diga

Escute aqui a transcrição dessa matéria

Acredito que você já tenha pedido conselho para alguém ou talvez você seja a pessoa que os amigos procuram para que você diga alguma palavra de conforto, orientação para eles. Seja qual for sua posição nessa situação, gostaria de hoje propor uma reflexão a partir de uma citação do Venerável Bispo Fulton Sheen “Se queres que uma pessoa permaneça no mesmo lugar, diga o que ela quer ouvir, mas se queres que melhore, diga o que ela precisa saber. ” 

O que todos nós precisamos saber e conhecer é a Verdade. E o que é a Verdade senão o próprio Cristo? Em João 14,6, Jesus vai afirmar isso categoricamente ao dizer “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida.”. Isso certamente não é surpresa para você, mas já reparou que, nos tempos atuais, estamos a todo momento diante de uma relativização dessa verdade?; Enquanto Cristo nos diz para tomarmos a Cruz e segui-lo, o mundo diz: “Isso é exagero, você precisa mesmo é de conforto, lazer e prazer, só temos esta vida para viver!”. O, ou ainda, Cristo diz “Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mt 6,19-20), aí vem o mundo e diz “Fique rico sem trabalhar muito. Invista aqui e tenha uma vida feliz e abundante com muito dinheiro, e. Etc.”

Quero deixar claro que não sou totalmente contra uma vida confortável, ser rico, ter muitos bens. M, muito pelo contrário, acredito que devemos, sempre dentro de uma ordem de valores, buscar sempre o melhor para nossa vida pessoal e financeira. Mas gostaria de chamar a atenção para o quanto essas coisas têm tomado um lugar demasiado grande no nosso coração e roubado o lugar da Verdade. Reflita um minuto e me diga: o que hoje tem tomado conta do seu coração, que tipo de orientação você tem buscado? Aquelas orientações que afagam o ego, ou aquelas que de fato nos abre os olhos para a Verdade do que preciso saber para ter uma vida plena e feliz?

Sabe de uma coisa, acredito que o caminho mais fácil é sempre ficar na nossa zona de conforto, dar atenção para os apelos da minha carne, trabalhar duro e me sacrificar se for para ter maior condição de satisfazer meus prazeres. Bom, ser egoísta e viver a vida no mesmo lugar centrada em mim mesma é muito mais fácil, mas será que é o melhor caminho? Talvez você que esteja lendo esse texto não acredite em Deus como eu acredito, então pode deixar de ler agora, porque deixarei o meu recado para todos nós que somos cristãos.

Permanecer no mesmo lugar, usando a referência do Fulton Sheen, para mim seria o mesmo que, como diz a sabedoria popular, um “cachorro correndo atrás do próprio rabo”. Me diga qual o sentido nisso? Imagina nós cristãos na nossa atitude egoísta de querer ouvir só o que é confortável, seguir o caminho mais fácil de menor esforço. S, seriamos como um cachorro correndo atrás do próprio rabo. Que triste seria!

Fulton Sheen sendo um pastor muito sábio nos diz que “se queres que melhore, diga o que precisa saber. ”, ele foi um grande evangelizador e nunca poupou as pessoas da Verdade, nem a relativizou para que fosse mais palatável, ainda que o anuncio tantas vezes fosse contrário a moda. O saber que nos levará ao conhecimento pleno da Verdade é exigente, mas somos católicos apostólicos romanos, da Igreja de muitos mártires e não devemos temer aquilo que vai nos tirar dessa vida sem sentido egoísta fechada em nós mesmos.

A radicalidade da nossa vida cristã é a resposta para as dores do mundo, para a sua dor que rouba a paz do seu coração. A radicalidade na nossa vivência da fé, na busca das virtudes e, no sacrifício da nossa vontade pelo amor ao próximo, devolverá o sentido para nossa vida, irá restaurará a esperança em nossos corações. Uma única coisa importa:, amar a Deus sobre todas as coisas, pois tudo concorre para o bem dos que amam a Deus. Diga-me: está disposto a buscar essa verdadeira vida plena e feliz segundo o sonho de Deus?

Peçamos a intercessão da Virgem Santíssima nesse caminho de sair do lugar em que estamos e seguir rumo ao céu perseverando na santidade, um dia de cada vez.

Deus abençoe!

Fernanda Guardia
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

dois × cinco =