Livros católicos: 6 livros sobre a fé da Igreja Católica que você precisa ler

2

Se você ainda não leu livros católicos, você precisa ler! Santo Agostinho nos ensina que “ninguém ama aquilo que não conhece”. Diante dessa verdade nós, cristãos católicos, somos impelidos a conhecer cada vez mais a Fé da Igreja Católica, aquilo que professamos, amamos e acreditamos. Com esse intuito, elencamos abaixo seis livros católicos sobre a Fé da Igreja Católica que você deveria ler.

livros católicos

Livros católicos: Catecismo da Igreja Católica

Publicado em 1985 pelo papa João Paulo II, trata-se de um compêndio sobre a Fé da Igreja Católica que apresenta, com fidelidade e de maneira organizada, o ensinamento das Sagradas Escrituras, da Tradição da Igreja e do seu Magistério. Seu conteúdo é dividido em quatro partes: a primeira aprofunda o Credo que professamos; a segunda trata da Sagrada Liturgia, dos sacramentos e dos sacramentais; a terceira se debruça sobre o agir cristão, a Moral Católica e os 10 mandamentos e a última parte fala sobre a oração cristã, aprofundando o Pai Nosso. É o livro mais indispensável de todos os livros católicos para quem deseja se aprofundar sobre o conhecimento da fé católica.

A fé explicada

Trata-se de livro católico escrito pelo sacerdote norte-americano Léo J. Treze. Publicado no Brasil pela Editora Quadrante, mostra-se um excelente guia para iniciação à Fé da Igreja Católica. Logo nas primeiras páginas o autor deixa claro que o livro é uma ponte entre a fé e a razão e também uma ponte entre a fé e a vida. O objetivo do autor é fazer o leitor crer com inteligência e pensar à luz das verdades cristãs. A obra é dividida em três capítulos principais que aprofundam o Credo, os Mandamentos da Igreja e dos Sacramentos, além de tratar da oração. Com uma linguagem didática e de fácil leitura, traz inúmeras aplicações e conselhos práticos, auxiliando a vivência da fé na realidade concreta da nossa vida. Um dos livros católicos que não pode faltar em sua estante!

… o texto continua após a imagem…

Curso Orando com a Bíblia

Introdução a fé: Aproximação ao mistérios de Deus

Livro escrito por Bruno Forte, publicado pela Editora Paulus. O livro é composto por meditações sobre os artigos da fé constantes no Credo. Excelente material para todos os que se interrogam e desejam conhecer, de maneira breve e clara, os conteúdos fundamentais da fé. É uma ótima leitura dentre os livros católicos para iniciantes no estudo da Fé Católica.

O amor divino encarnado

Livro onde o Cardeal Raymond Burke analisa a beleza e o poder da Sagrada Eucaristia à luz dos ensinamentos de São João Paulo II e Bento XVI. Livro de linguagem muito clara onde o Cardeal guia o leitor através do Magistério e da fé da Igreja Católica revelando a importância do Santíssimo Sacramento em nossas vidas. Nos leva à reflexão de que, pela Eucaristia, podemos vivenciar a doação que Jesus fez de si mesmo. A obra se resume a um tratado sobre este mistério de fé.

Glórias de Maria

Escrito por Santo Afonso de Ligório e publicado originalmente em 1750, é um livro de piedade solidificado na fé da Igreja Católica. Nele encontramos comentários sobre a Salve Rainha e também reflexões acerca das principais festas marianas. Reflexões sobre suas dores e virtudes. As principais práticas de devoções também podem ser aprofundadas nesse livro. Santo Afonso de Ligório levou quase 15 anos para concluir esse livro. Trata-se de um documento riquíssimo para aqueles que desejam se aprofundar no conhecimento sobre a Virgem Maria e crescerem na intimidade com Ela. Também esse é um dos livros católicos importantes para os que desejam crescer na fé.

O cristão bem formado

Nesse livro São João Bosco nos mostra que o maligno se utiliza de dois artifícios para afastar as almas de Deus: o primeiro artifício é que para cumprirmos a vontade de Deus precisamos levar uma vida melancólica, o outro artifício é a esperança de que teremos uma vida longa e que podemos nos converter apenas quando chegarmos na velhice, o que nos permite “aproveitar” a vida. Diante disso São João Bosco nos ensina que precisamos começar a viver bem em nossa juventude, pois continuaremos neste caminho até a nossa morte. Esse livro é um auxílio de como adquirirmos uma boa formação de maneira prática de modo a preparar o cristão para os desafios do dia-a-dia.

Seguindo essas dicas de leitura de livros católicos, sua fé irá se solidificando e despertando em você a necessidade de sempre mais entender a fé católica para melhor amá-la!

Allan Oliveira
Discípulo da Comunidade Pantokrator

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.