Seja no hoje tudo aquilo que você precisa ser.

0

Nossos dias são cada vez mais agitados. Cheios de tarefas a cumprir, corremos o tempo todo. Somos bombardeados por informações que nos chegam constantemente através de todos os tipos de mídia e, se não soubermos nos policiar quanto às mensagens via Whatsapp, não desligamos do celular nem por um minuto. Manter o domínio interior, a mente saudável, o autocontrole e honrar nossos compromissos, sejam eles espirituais, familiares, sociais e profissionais, exigem de nós uma capacidade incrível de dedicação, concentração e organização pessoal. Diante desse grande desafio que se impõe à geração atual, um dos segredos é viver o hoje, vivendo intensamente cada momento, como se fosse o último de sua vida.

Espírito Santo, organização, amor…

Antes de tudo, um encontro com Deus. Clame o Espírito Santo nos primeiros momentos do seu dia: “Vem, ó Espírito Criador, visita as nossas mentes!” 1 Que a graça do Espírito dissipe toda a confusão de nossas mentes, ordene nossos pensamentos e conflitos interiores e renove Sua presença em nós. Ofertando o dia a Deus, permitimos que Ele ordene todas as coisas e seja Senhor do nosso hoje. Um momento de oração pela manhã nos revigorará e nos plenificará da Paz que só vem de Jesus.

Planejar o dia é fundamental para manter a organização, interior e exteriormente. O que devo fazer hoje? Quais são as minhas prioridades? Qual o momento do dia em que tenho mais disposição e melhor rendimento? Como posso organizar-me de modo que consiga cumprir todas as tarefas que tenho para hoje? Cada coisa tem o seu tempo! O que for do amanhã, será feito amanhã. Cuidado para não se perder quanto à ansiedade!

Faça tudo com amor! Desde o mais simples até aquilo que lhe parecer mais importante. Dedique-se de todo coração, assim descobrirá o real valor e significado de cada coisa. Concentre-se. Esteja inteiro, dê tudo de si. Ouça com atenção o que lhe é dito. Receba um carinho. Sorria! Ame aqueles a quem você encontrar durante o seu dia. Saboreie cada refeição, sinta o gosto dos alimentos! Curta o seu dia, o seu hoje, ainda que não haja nada de “especial” nele!

Hoje – Momento de encontro com Deus!

Em tudo, encontre a Deus! Isso se faz possível quando permanecemos em sintonia com Ele. Converse com Ele durante o seu dia. Peça discernimento ao Espírito Santo quando precisar dar um conselho a alguém ou tomar uma decisão. Sinta o amor de Deus por você ao acolher o carinho de uma pessoa querida ou ao comer uma comida gostosa. Contemple a beleza do Criador numa flor ou num pássaro. Ele não se cansa de manifestar o quanto nos ama através dos sinais sutis do nosso cotidiano.

Não deu para fazer tudo o que havia planejado? Tentou o seu melhor e ainda assim não conseguiu? Não desanime! Descanse em Deus e tenha misericórdia de si mesmo. Amanhã é outro dia e cada “hoje” vem com a sua graça própria. Seja grato, sempre! Deus é onipotente, grandioso e perfeito. Em Sua Misericórdia, Ele faz por nós o que não conseguimos fazer.

Para te amar, Senhor, só tenho hoje!

“A minha vida é um só instante, uma hora passageira
A minha vida é um só dia que me escapa e me foge
Tu sabes, ó meu Deus! Para amar-te na terra
Só tenho o dia de hoje!…”

São palavras de Santa Teresinha do Menino Jesus, a jovem santa francesa, que descobriu em sua pequenez que o grande segredo é AMAR de todo o coração até as coisas mais insignificantes e, desta forma, amar a Jesus em todas as coisas.

Todo gesto, se realizado com profundo AMOR, até mesmo descer ao chão para pegar um simples alfinete, como nos diz Teresinha, é capaz de salvar uma alma.

Assim como ela, não desperdicemos as oportunidades de amar a Deus. E que a cada noite, ofertemos a Ele o nosso pequeno bouquet, repleto das florzinhas de amor do nosso hoje!

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

  1. O Canto do Espírito, Raniero Cantalamessa.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.