Sua vida tem sentido?

3
vida

Logicamente sua vida tem sentido, se fosse o contrário você não existiria! Só Deus pode criar uma alma e Ele não cria nada que não tenha sentido. Creio que partindo desse primeiro ponto comum, podemos refletir melhor depois nos particulares. É importante também ressaltar, ainda dentro do motivo e sentido da nossa vida, que somos seres humanos pensados, desejados e tão amados por Deus que Ele quis nos dar a existência. Independente de seus pais te planejarem ou não, quiserem ou não, Deus quis e isso basta!

Deus nos quis para algo e esse algo é o que está impresso em nosso ser e o que buscamos a vida toda: a felicidade eterna ao Seu lado. Ele é perfeitamente feliz e quis nos criar para participar de Sua felicidade perfeita, que é Sua glória! Esse é o sentido fundante de nossa vida. Como não há felicidade verdadeira e perene fora de Deus, pois Ele é a própria felicidade, quanto mais nos unirmos a Ele mais felizes seremos e mais sentido encontraremos.

Porém, em nossas vidas nos deparamos com uma força sedutora que nos afasta de Deus, que destorce Suas palavras e inventa inverdades para nos desviar desse Sentido. A inveja de Satanás trabalha para a nossa ruína, para que caiamos todos no “canto da sereia” e seduzidos pela sua melodia e beleza, corramos ao seu encontro contentes sem imaginar que acabaremos afogados no fundo do mar.

vida

Pela realidade do pecado desconfiamos de Deus, como fez Eva seduzida pela Serpente no Paraíso e acabamos por acreditar mais no Mal do que no Bem a tal ponto de nem mais conseguirmos discernir ao certo um do outro. Tendo clara essa realidade comum a todos nós, partimos para as particularidades de cada história.

Vivemos numa batalha constante entre o Bem e o Mal, mas sabemos quem irá vencer, porque afinal, já venceu na Cruz! Esta é uma particularidade do cristão, crer nisso nos aproxima do Sentido de nossa vida e ilumina o caminho até ele.

Sentido comum X Sentido particular

“Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai enfim o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.” Ef 6,14-17

Colocadas essas considerações, podemos refletir como está a nossa vida diante delas. Cada vida humana tem um Sentido comum e um particular, que é nossa missão pessoal. Essa missão pessoal, quando a descobrimos é intensificada à luz do caminho e experimentamos uma realização profunda, pois nos traz à consciência e ao coração a resposta para nossa mais inquietante pergunta: “por que eu vim?”.

A descoberta do sentido particular de nossa vida nos traz paz. Nos faz conhecer como Deus quer ser amado por nós e qual a nossa maneira específica de amar os outros. Toda missão legítima nos leva ao outro, à nossa doação de vida, à maneira pela qual devemos nos entregar, como vela que se gasta para iluminar.

Muitos não conseguem descobrir esse sentido, pois estão em meio a tantas vozes que se afundam nas contradições. Acabam por se perderem na “bagunça” e vivem uma vida sem encontrar o verdadeiro sentido que ela porta. Outros podem se enganar, pensar que descobriram, mas na verdade vivem numa mentira daquilo que são e devem fazer. Porém, enquanto não encontrarmos o verdadeiro sentido da nossa vida, não descansaremos nessa busca.

Se você já o encontrou, ótimo, creia sempre e siga em frente sem desistir, apesar de todas as dificuldades e desafios do caminho, mantendo na memória que estamos em uma batalha já vencida por Cristo e Nele, chegaremos à vitória.

Se ainda não encontrou, peça que o Espírito Santo te ilumine e o leve a descobrir! Insista até que lhe seja revelado. Nunca desista. Quando Deus pensou em você ele pensou no propósito eterno e no particular, na parte essencial que lhe cabe na trajetória da sua salvação, que participa da salvação de toda a humanidade.

Rosana Vitachi
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.