Tenha fé, Deus cuida de você!

3
fé

Fé: pequena palavra, mas de grande significado e ação! Quantos já não falaram, ouviram e acreditaram; confiaram, pregaram e profetizaram, curaram ou exorcizaram por meio de tão pequena palavra. Muitos pela fé e confiança nas promessas de Deus, em seus leitos de morte, descansaram entregando suas vidas na esperança da vida eterna. A fé para nós é algo que extrai uma força, uma certeza de vitória, de um milagre, de uma libertação ou um livramento; fé em uma cura, uma restauração de vida, de relacionamentos; fé na volta de um pai ou uma mãe que abandonou a família, um filho perdido no vício, na prostituição, na bandidagem… enfim, são tantos os motivos que nos levam a ter fé de que Deus está no controle e o que Ele prover será o melhor… ainda que aos nossos olhos e à nossa humanidade soe o contrário.

São inúmeras as situações que precisamos dar passos de fé, que necessitamos dos cuidados de Deus; Ele é o único capaz de nos socorrer, que tem o poder de fazer e desfazer qualquer situação porque tudo está sob Suas ordens e em Suas mãos, NADA foge do olhar desse Pai tão zeloso. Um Pai que ama incondicionalmente e nos encoraja a sempre ir além de nossas limitações e fragilidades.

Tenha fé e confiança neste Deus que tudo pode

Não podemos falar de fé sem citar aquele que nos foi dado como o “pai da fé”: o servo Abraão. Ele ouviu a voz de Deus e Lhe foi obediente porque confiou que os planos de Deus para ele seria o melhor… e foi por isso, graças à sua fé, hoje estamos aqui, frutos de sua descendência.

Podemos conhecer o relato da fé incondicional de Abraão no livro de Gênesis 12. Nesse episódio vemos uma alma confiante que se abandona aos cuidados de Deus e se lança aos Seus desígnios sem ter qualquer garantia da tal promessa, sem saber, de fato, o que Deus iria fazer ou os obstáculos que encontraria… tão pouco sabia onde ficava a tal “terra prometida”. Foi uma total e voluntária submissão à vontade divina. A nós, hoje, pode parecer nada demais deixar terra, parentes, família, pais e sair para qualquer outro lugar, entretanto, àquela época, deixar terra era extremamente difícil, pois se tratava de um dos maiores bens que um homem possuía, mais difícil ainda a um homem de 75 anos. E não se tratava de qualquer pedaço de terra, e sim, uma terra em uma das cidades mais importantes do mundo antigo: Ur. Sem contar a tremenda batalha de fé que precisou viver crendo em um único Deus, algo nada comum. Ele vivia em um período cercado de religiões/crenças politeístas, de muita idolatria. Enfim, se aprofundarmos sobre todo o contexto histórico de Abraão, veremos que não era algo tão simples o: “sai da tua terra, da casa de teu pai, deixa tua parentela e vai para a terra que te mostrarei.”

Meu irmão, não sei o que você vive nem o que está passando, porém, uma coisa eu sei: coloca sua confiança em Deus, em Seus cuidados, só Ele pode lhe socorrer e trazer a luz em meio à escuridão em que está vivendo.

Embora haja inúmeras provas de fé, podemos hoje, contar com a intercessão do nosso pai da fé: Abraão.

Nas diversas provações da vida, em quem você tem confiado e, reconhecendo-se impotente, tem-se humilhado suplicando ajuda? Em Deus que é e tem sempre a resposta ou tem buscado as soluções nas pessoas ou em suas próprias forças e conhecimento?

Não! Não se engane! Tenha fé e convicção no Deus que TUDO pode. Por vezes, parece não nos ouvir, contudo, é preciso manter-se firme e saber esperar na vontade de Deus, no Seu tempo… tenha a certeza de que Ele virá em seu socorro e lhe ajudará.

Na bíblia há diversas situações de vivência firme na fé incondicional em um Deus que cuida quando acreditamos, confiamos e damos passos muito além das evidências humanas.

Posso citar alguns exemplos: Moisés ordenado por Deus a colocar o cajado no Mar Vermelho para que ele atravessasse com todo o povo de Deus na fuga contra o Faraó; as sete pragas que Deus enviou para que Faraó acreditasse e libertasse o povo de Israel da escravidão; Josué que parou o sol; Elias contra os profetas de Baal; a fé de Gedeão na batalha contra os Madianitas; Marta ao confiar que Jesus podia tirar Lázaro do sepulcro; o centurião que acreditou que Jesus podia curar o seu servo; o cego que teve fé e voltou a enxergar e tantos outros inúmeros feitos do Senhor. São João nos conta que: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever” João 21, 25 . Desejos que esses poucos exemplos de fé possam levá-lo, caro leitor, a uma boa reflexão. Talvez pareça coisa muito simples, porém, é uma riqueza a todos os que creem que tudo está sob os cuidados e domínio de Deus.

Agora lhe pergunto: qual a sua prova, o seu impossível que hoje lhe afeta? Quais são os seus desafios de fé que está vivendo hoje? Como você tem se relacionado com isso? Ou tem entregado os pontos?

Uma coisa é certa: quanto maior a prova, maior a vitória e a graça de Deus.

Você já apresentou o seu impossível a Deus? Já contou a Ele suas necessidades e seus desafios mais urgentes?

Quando confiamos verdadeiramente em Deus, nosso fardo se torna leve e nosso jugo suave porque Ele, assim como Cirineu, ajuda-nos a também carregar nossas cruzes.

É muito bom e ajuda a alimentar a fé e despertar em nós a gratidão, o fazer memória de todas as vezes que o Senhor veio em socorro às necessidades, tribulações, provações e desse modo, vivendo TUDO à Sombra de El Shaddai, foi possível tirar ensinamentos para a vida, amadurecer, tornar-se mais sensível à dor do próximo, mais humano e humilde e, consequentemente, ter a fé e a confiança, mais forte e firme, em um Deus de Bondade e Amor.

Tenha fé! Acredite! Deus NÃO DESISTE de você! NUNCA! Você tem um grande valor para Deus, você é muito amado pelo Pai, se não fosse assim Ele não lhe teria dado o dom da vida. Sabia que até mesmo a sua fé é um dom dado por Deus? Tudo isso porque o Senhor deseja a sua felicidade mais que você mesmo, pode ter certeza.

Então, irmão, persista, persevere até o fim numa fé firme, confiante e incondicional: “Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.”

Reinaldo Marques
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator 

3 COMENTÁRIOS

  1. Louvado seja Deus por sua vida e por esta entrega ao Espírito Santo que o direcionou a escrever tão sabiamente a nós, teus irmãos! Deus derrame chuvas de bênçãos e graças sobre ti e o teu Ministério! Abraço fraterno!

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.