Caminho de Emaús trata-se de um curso oracional destinado a pessoas que já fizeram uma experiência com o Senhor, como já tinham feito aqueles dois homens.

Separamos testemunhos de pessoas que fizeram o Curso:

Ana Paula

Bem, este curso já começou sendo realmente vontade expressa de Deus. Algumas pessoas, até de quem não tenho muito contato, vieram falar do Curso e eu, a princípio, não iria fazer. Porém, a insistência delas me fez pensar e, então, eis que me encontro em casa, catando, aqui e ali, alguns trocados na tentativa de obter o valor total do curso. O dinheiro que eu tinha em casa foi o valor exato para a minha inscrição… Nesse momento, percebi que era Deus quem queria muito que eu fizesse o Curso. E quantos frutos de conversão e de busca de santidade pude ver no decorrer do Curso. Como é belo hoje participar de uma missa! Gostava, mas hoje posso dizer que amo! Sei que ainda falta um longo caminho, mas o mais importante é que comecei a caminhar. Gostaria de deixar também um breve relato: semana passada estive visitando o Santuário de Guadalupe em Curitiba (é lindo! Vale muito a pena visitar e participar da santa missa lá). Eu estava rezando pelo Curso, por todos vocês e pelo caminho que tinha percorrido até então e o quanto eu estava longe daquilo que eu gostaria… de repente fui interrompida em minha oração por um senhor que me disse estar contente em me ver lá. Contou-me brevemente sua história e olhando bem nos meus olhos diz que Deus nunca desiste da gente! Ali tive a certeza de que Deus usou aquele senhor para vir falar, não só comigo, mas também com meus irmãos de caminhada que às vezes sentem o que eu senti naquela segunda-feira, dia 19. Depois não o vi mais… Como nos diz a liturgia de hoje: “Grandes e admiráveis são tuas obras, Senhor Deus, Todo Poderoso”.
Hoje eu canto as maravilhas que Deus fez em minha vida com este Curso!
Abraços a todos!

Elizabete Souza

Pra mim foi uma benção! Tudo o que aprendi vou levar pra sempre em meu coração. Entrei sem compreender qual era o chamado de Deus, o que Ele queria e onde mais eu deveria trabalhar em suas obras. Foi um verdadeiro encontro com Jesus! Pude caminhar com Jesus lado a lado como o próprio nome diz: realizando o meu Caminho de Emaús.

Fiz esse caminho e percebi a grandeza do amor de Deus por nós. Hoje faço parte de um grupo de oração Emanuel (Deus conosco) e por providência, recebi uma cura muito importante: eu tive 100% de perda auditiva do lado direito, mas Jesus me concedeu alguma porcentagem de audição e agora posso escutar. Fiz exames e foi constatado que não há mais essa perda total; tudo  para a honra e glória de Deus! Obrigada a todos, Deus lhe pague imensamente!

Juliana Gallo

Quando eu fiz o retiro Vocacional da Comunidade Católica Pantokrator deste ano, tive uma experiência muito intensa com o amor de Deus e senti um chamado ao Carisma da Comunidade. Deus me deixou tão apaixonada que não tive dúvidas ao dar meu “sim” a Ele naquele fim de semana.

Porém, na entrevista que ocorre após o retiro, recebi um “ainda não” como resposta e isso causou uma confusão dentro de mim, pois não sabia para onde ir e perguntava ao Senhor se havia me enganado com tudo o que eu havia sentido naquele fim de semana e que, por mais que eu estivesse já há algum tempo buscando-O intensamente, não sabia mais o que fazer para alcançá-lO.

Em minha carta de resposta ao Vocacional, o “ainda não” veio acompanhado da orientação para que eu fizesse o Caminho de Emaús.

Confesso que fui para o primeiro dia do curso um pouco chateada, (quase como uma criança birrenta) já que estava decepcionada com Jesus.

Quando cheguei, nesse 1°dia, o Pe. Luiz pediu que fechássemos os olhos e disséssemos a Jesus tudo o que sentíamos naquele momento. Desabafei, então, minha decepção e disse a Jesus como me sentia: dizia que estava perdida e que estava buscando-O com todas as minhas forças, mas não conseguia chegar perto Dele; dizia que parecia que Ele não me queria ali, e perguntei o que Ele queria que eu fizesse pra chegar até Ele. Foi quando o Padre proclamou que Jesus estava dizendo que havia alguém ali que O buscava muito, e que naquele dia, era Jesus quem iria ao meu encontro. Ele disse: “hoje Eu vim te buscar e dizer que aqui é o seu lugar! Abra os seus olhos, Eu estou aqui!” Foi quando abri os olhos e Jesus estava exposto no santíssimo, bem ali na minha frente!

Então a cada semana, a cada experiência, Ele foi me encantando, me atraindo e me amando… hj eu agradeço pelo “ainda não”, pois reconheço que não estava preparada naquele momento. Tudo o que aprendi durante este ano foi essencial para que eu crescesse em minha fé. No último dia tive uma experiência ainda mais intensa com o Pantokrator: no momento em que contemplava o ícone do Cristo Pantokrator , Jesus me disse que todas as experiências e tudo o que passei durante este ano foi pra que Ele pudesse me moldar, me purificar e demonstrar o Seu amor tão intensamente naquele momento, pra que eu soubesse que Ele me deseja e me espera!

Que Deus abençoe essa família tão especial que se formou neste curso e que a Virgem Maria nos guarde sempre neste caminho com Jesus!

Lucas Guimarães

Primeiramente, agradeço muito a Deus por ter participado desse curso tão edificante em minha vida. Ter conhecido a Comunidade Pantokrator foi obra do Espírito Santo, pois foram muitos “por acasos” que me fizeram participar do Caminho de Emaús. Conheci a Comunidade em um momento de grande crise de caminhada de fé. Foi no encontrão de carnaval onde tive o primeiro contato e ali já senti a obra de Deus sendo feita. Foi algo tão maravilhoso que comecei a participar do Grupo de Oração (do qual eu fugia). Fiz o encontro vocacional sem ter ideia direito do que estava fazendo lá, e então, fui convidado a fazer o Caminho de Emaús, contra a minha vontade. Mas, em nosso primeiro encontro eu tive a certeza que era ali que Deus me queria. Os maiores frutos dessa caminhada, para mim, foi aprender a me relacionar com o Pai e o Espírito Santo, a buscar ter intimidade com Deus e aprender a orar em casa (eu não tinha vida de oração nenhuma). Tive experiências incríveis no curso! Tanto que o chamado que eu ouvi decorreu de uma adoração ao Santíssimo. Por fim, sou muito grato a Deus e a Comunidade Pantokrator, em especial, por todos os nossos formadores que se disponibilizaram a estar conosco nessas terças-feiras, privando-se da família para poder levar esse sopro do Espírito em nossas vidas. Que a Virgem de Guadalupe os guarde sempre! E que possamos continuar juntos nessa caminhada, mesmo não tendo mais encontros… agora somos família! Um grande abraço a todos.

Maria Veranice

Ao me deparar com o título “Caminho de Emaús”, não imaginava que seria o marco entre o antes e o depois em minha vida. Aprendi que eu estava no mundo como aqueles dois homens que seguiam para Emaús conversando, lamentando suas tristezas! Eu me encontrava como aqueles dois homens caminhantes, porque como eles, eu também estava no caminho errado e vivia lamentando os “porquês” da vida, simplesmente por não conhecer verdadeiramente Jesus. Em todos os encontros às quartas-feiras eu chorava, pois estava aprendendo que Emaús não era o caminho certo….. chorava muito…. de alegria.
No final do curso percebi que ali iniciava meu retorno à Jerusalém. Deixei o meu “caminho de Emáus” para encontrar-me verdadeiramente com Jesus. Existe a Veranice do antes e depois do curso. Eu prefiro a que surgiu depois, porque aprendi entregar a minha vida nas mãos de Jesus e não tomá-la de volta. Hoje tenho plena certeza que Jesus é o verdadeiro Senhor da minha vida. Obrigada, Comunidade Pantokrator, pela dedicação e amor que vocês transmitem nesse curso. Esse curso mudou muito minha vida, principalmente na oração.

Milena Carvalho

Louvado seja Deus por toda a maravilha que realizou! Que Deus os abençoe imensamente!
O Caminho de Emaús renovou e salvou minha vocação. Deus age nos servos também e no meu caso, agiu demais.
Estamos juntos, sempre, em Deus.

Regina de Cássia

Que maravilha, irmãos, tudo que vivemos!
Para mim foi muito bom também. Deus fez maravilhas em mim!
Sabe irmãos, hoje me sinto filha. Filha desse Pai amoroso que sempre cuidou de mim. Eu não percebia, não sentia esse cuidado.
Não conheci meu pai terreno e me sentia perdida e vazia. Passei por muitas dificuldades, me perdi muito no caminho até começar a buscar Deus.
E este caminho trilhado ao lado de vocês selou em mim essa pertença. Somos filhos amados de um Pai Amoroso e misericordioso. Como o Mário disse ontem, do coração abrasar por mais e mais. Tenho em mim este sentimento de que meu coração se abrasa e pede mais e mais.
Às vezes não sei lidar ainda com isso, mas sei que é a ELE que busco.
Obrigada a todos pelo carinho, pela amizade.
Que Deus nos abençoe e que Nossa Senhora nos proteja. Amém!
Abraço a todos, obrigada.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.