A verdade nos aproxima de Deus

0

Existe apenas uma verdade, e está é imutável. Ela é a relação do pensamento com a realidade, não depende de nada para ser verdade e tudo fora dela é mentira.

verdade_mentiraSe há uma verdade é necessário então que nos rendamos a ela, a aceitemos, pois, por mais que queiramos, ela não irá mudar para que a situação fique mais cômoda ou agradável a nós.

Quantas mentiras vamos aceitando, que o mundo, o consumismo, a mídia nos impõe, são tantas que já não sabemos qual a verdade, nem ao menos se ela existe e deixamos de lutar por ela. Por ser mais cômodo a aceitamos sem ao menos a questionar.

Guardamos a inteligência que Deus nos deu, que nos faz semelhança Dele, e não usamos para descobrir ao fundo a verdade que nosso coração busca. Mas o coração de todo ser humano tem sede da verdade, dessa verdade que nos revela aquilo que é essencial, aquilo que nosso coração deseja.

Porque então nos contentarmos com menos que a verdade? A verdade nos custa um não, uma decisão e muitas vezes até a vida.

A verdade não está escondida naquilo que nos sacia por hora, ou no que nos dá o prazer imediato. A mentira facilita muitas vezes nossa vida, para que possamos sair bem de uma situação, para não ferir nosso orgulho, não admitirmos nossos erros, e vamos nos escondendo em pequenas mentiras que roubam nossa identidade e nos faz até pessoas que não somos.

Quando menos esperamos já estamos envolvidos em mentiras que nos parece verdade, já estamos acostumados com a mentira e não conseguimos mais sair dela, já virou um vicio, uma prática.

Para que viver a verdade que às vezes dói se tenho uma mentira que me anestesia?

Precisamos então da coragem de olharmos nós mesmos e ver onde essa mentira nos levou, o quanto essas mentiras me aprisionam e me tornam escravo. É a verdade que nos liberta! É dela que precisamos. Nossa obrigação como cristão, é conhecer e amar a verdade.

São José Moscati nos pede para escolhermos sempre a verdade: “Ama a Verdade, mostra-te como és, sem fingimentos, sem receios, sem respeito humano. Se a Verdade te custa à perseguição, aceita-a; se te custa o tormento, suporta-o. E se, pela Verdade, tivesses que sacrificar-te a ti mesmo e a tua vida, sê forte no sacrifício”.

Porque ele sabia que quando a aceitamos encontramos paz e a verdadeira realização do nosso coração. Por mais que nos custe é ela que nos conforta e nos dá a vida.

“O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.” (Provérbios 12, 22)

A liberdade de assumirmos nossos erros, nossas imperfeições, nossas limitações, vale mais que qualquer mentira que há no mundo.

Amanda Marques
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.