A verdadeira importância da organização!

0

Em tempos de correria de vida, tantos afazeres, obrigações, prazos a serem cumpridos e metas a serem alcançadas, encontramos inúmeras desculpas para deixar de lado a organização das coisas e da vida.

relógioO que muitas vezes desconhecemos é que manter tudo organizado nos ajuda a ganhar tempo, reduzir custos e atingir resultados com muito mais eficácia e eficiência.

Para falar da organização necessária que devemos ter em nossa vida, busco referencia na visão de que Deus está onde há o Belo, Bom e Verdadeiro e desta forma, entendemos que a desorganização está fora da proposta divina.

Já entrou em alguma igreja e viu algo desorganizado? Tenho certeza que não, e é assim porque a casa de Deus transmite o que Ele É, e lá encontramos alegria, paz, sensação de felicidade eterna.

Somos determinantemente influenciados pelos sentidos, e ao entrarmos em um ambiente desorganizado, ao lidar com uma tarefa que não se tenha clareza do início, meio e fim, nossos sentidos, em especial a visão, manda um mensagem para a nossa mente dizendo que o desafio vai ser muito maior do que deveria, e não é raro as pessoas desistirem dos desafios antes mesmo de começar, somente por que “sentiram” a desorganização.

A bagunça manda uma mensagem de desordem, e aquilo que está bagunçado reflete muitas vezes a desordem interior, a desordem da sociedade, enfim o pecado.

O livro da sabedoria, (13,5) diz: “Pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece o seu autor”. Portanto, não se engane com a cultura atual, que repleta de rebeldia e erros, tenta divulgar a desordem com aspecto de liberdade e o feio e a mentira como algo admissível. Não! Isso está fora da vontade de Deus.

Faço uma imagem em minha mente do inferno como um lugar completamente bagunçado e em desordem, pois se Deus é o Belo, Bom e Verdadeiro, e encontramos isso em muitas coisas na vida, sendo a organização uma expressão disto, o inferno, estado de sofrimento eterno, é bagunçado e desorganizado, onde não se acha a alegria da face de Deus.

Aos desorganizados “de plantão”, que são “naturalmente” assim, não caia sobre vocês um peso muito grande ao ler este artigo. A organização, que para alguns é muito fácil e natural, pode não encaixar na vida de todos, porém, a boa notícia é que ser organizado é uma prática que pode ser adquirida por qualquer um, é uma habilidade técnica e sendo assim, todos os homens são capazes de aperfeiçoarem-se neste sentido. Se fosse um dom natural, estariam perdidos, mas não é! Qualquer um, desde que bem disciplinado, atento e motivado a isso, pode vencer a própria dinâmica de desorganização e dar passos no sentido contrário.

A organização favorece a vida ordenada, e todos devem buscar formas efetivas para alcançar isso. Se você tem uma meta a ser alcançada, organize-se, pois caso contrário, não chegará lá nunca. A ascese e a disciplina na busca pela organização são também formas de sua aproximação à vontade de Deus. Conformar-se com sua própria desorganização é não querer lutar contra isso, ou acomodar-se numa dinâmica de que muitos dizem: “sou assim mesmo” e com isso não se dispõe a mudar.

A palavra beleza, que associamos neste texto à organização, remonta sua gênese ao sânscrito: BET EL ZA (o lugar em que Deus brilha). Trata-se de um conceito religioso. Na cultura hebraica, o seu correspondente é a Shekiná, a Glória de Deus, manifestada em todo seu esplendor na feliz convivência com as criaturas. É o ideal do paraíso primitivo quando Deus viu que tudo era bom. Vejam, que no início tudo estava em desordem, e Deus fez a criação para colocar ordem nas coisas e chamou o homem para participar disto, dando nome a tudo.

A quaresma é tempo de mudança, de se voltar com todas as energias para o plano de Deus. Neste tempo praticamos jejuns, esmolas e orações sempre objetivando o bom, belo e verdadeiro e quem sabe, não seja um momento também de dedicar tempo para a organização? Organizar-se é dar tempo para ganhar tempo. Faça a experiência e veja como as coisas fluirão de forma nova em sua vida.

Rogério Cardoso
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

três × um =