Home Artigos Pantokrator Você compartilha seus problemas com Deus?

Você compartilha seus problemas com Deus?

-

Quando estamos com problemas, não é difícil não pensar em Deus – especialmente se você é cristão. Vendo-se diante de uma situação conflituosa, perigosa ou difícil, o primeiro que deve vir a nossa mente é Deus; e não há problema nenhum nisso. Mas como você tem recorrido a Deus, diante dos problemas? Você tem envolvido Deus na sua vida, como um amigo? Ou Ele é só alguém, em que apesar de acreditar em Sua existência, você o coloca como algo somente espiritual, distante e incapaz de agir efetivamente na sua vida?

Compartilhar significa: “fazer parte de algo com alguém; dividir”. Ou seja, compartilhar é uma via de mão dupla. Ao compartilhar algo com alguém, estamos “dividindo a carga”, seja uma alegria ou uma conquista, seja uma dificuldade ou um problema. E é assim que o Senhor espera que nos relacionemos com Ele.

“Já não vos chamo servos …Mas chamei-vos amigos…Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi” (João 15, 15-16). O Senhor nos escolhe, por amor, para sermos amigos Dele. Em uma relação de amizade existe conversa, existe cumplicidade, existe partilha. É assim que deve ser nossa relação com Deus.

….o texto continua após imagem….

Como falar para Deus sobre meus problemas?

Nosso principal e essencial meio de “conversar” com Deus é através da oração. Podemos sim falar com Deus a todo instante durante nosso dia. Mas para compartilhar com o Senhor, sobre nossa vida, nossos problemas e também sobre nossas alegrias é preciso que haja um encontro com nosso Amigo. Precisamos reservar um momento para estarmos com Ele, para falar e também para ouvir.

Vamos pensar um pouco sobre as nossas amizades. Pensa naquele amigo (a) que você procura quando quer conversar, contar uma novidade, sair para passear. A primeira coisa a se fazer é entrar em contato, seja por telefone ou mensagem. Você fala e em seguida espera que ele (a)… responda!

Nossa relação com Deus não pode ser diferente. Não estou dizendo que você não deve levar seus problemas para Deus. Deve levar sim e sempre, mas não somente eles, também as alegrias, as dúvidas; fale tudo para Deus. Ele quer te ouvir, porém não se esqueça: Ele é seu amigo e vai te responder. Vocês estão compartilhando algo.

A diferença é que nem sempre nos responde de imediato, ou com palavras e nem mesmo sinais. Esse nosso Amigo sabe do que estamos precisando naquele momento. E Ele vai responder e vai agir, no tempo certo e do jeito certo.

Talvez você possa estar pensando: “mas se Deus sabe de todas as coisas, Ele sabe dos meus problemas”. Mas novamente eu digo: Deus é nosso amigo, Ele não nos impõe nada, Ele quer que O procuremos, Ele quer nos ouvir. Pode ser que a graça já esteja ali, prontinha para ser derramada, só esperando que façamos a nossa parte: Pedir.

No entanto, pode ser que demore um pouco mais. E quando estamos passando por um problema, é difícil esperar. A angústia, o medo e o desanimo podem nos fazer perder a confiança. Mas é aí que devemos novamente procurar nosso Amigo, compartilhar com Ele como nos sentimos e como está difícil esperar. Peça, suplique e compartilhe com Deus seus problemas. Independente do tempo que venha a resposta lembre-se que se você está compartilhando seus problemas com Deus, se está dividindo esta carga, certamente eles se tornam “mais leves”.

Devemos sempre recorrer ao nosso bom Deus, pois o Senhor nos diz: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. ”(Mt 11,28). Que o bom Deus, nosso Amigo, seja nosso descanso e nossa força diante dos problemas e das tribulações.

 

Vanessa Cícera
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator

Vanessa Cícera
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

×