Voluntariado: Lugar de verdadeiro encontro com Deus

| 5 de dezembro de 2018 | 0 Comentários

“Só existe uma forma de realmente conhecer a Cristo – beijar as suas feridas nas pessoas que sofrem.” (Papa Francisco)

As palavras do Santo Padre encontram eco dentro do nosso coração. Assim, o coração do voluntário é alargado e nós encontramos sentido no serviço prestado ao que sofre – que é rosto do próprio Cristo, pois é o Senhor que sofre no pobre. É Ele que sofre no dependente químico e é quem encontramos no olhar do irmão que padece.

O coração do voluntário, cheio do amor de Cristo, transborda isso ao outro, sem precisar de aplausos ou de salário. De fato, nada disso aquece nosso coração, mas nossa realização se dá pela doação em favor do outro, com o coração agradecido, porque também para nós, alguém foi – ou continua sendo – a Mão do próprio Cris04to.

Por isso, quanto mais mergulhado no espírito da pequenez o serviço estiver e que pouquíssimas pessoas saibam o que você realiza, ainda mais, nosso coração arde por amar, por servir Cristo, nas pequenas coisas. “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita” (Mt 6, 3).

“Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano. Mas sem ele, o oceano seria menor.” (Madre Teresa de Calcutá).

Realizar algum serviço voluntário ainda nos traz benefícios físicos, como: aumenta a sensação de bem-estar e reduz os níveis de estresse, gera assim um maior equilíbrio emocional. Desse modo, faz bem ao coração, ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida, segundo pesquisas recentes.

…o texto continua após imagem….

A maior organização caritativa do planeta

“Nossa família é feita de todas as raças, nós somos jovens e velhos, ricos e pobres, homens e mulheres, pecadores e santos, nossa família se difundiu pelos séculos e pelo mundo. Com a Graça de Deus nós abrimos hospitais, para cuidar dos doentes e estabelecemos orfanatos, para assim ajudarmos o pobre.

Nós somos a maior organização caritativa do planeta, trazemos alívio e conforto para aqueles que precisam. Nós educamos mais crianças do que qualquer outra instituição: educativa ou religiosa.

Nós desenvolvemos o método científico e as leis de evidência. Fundamos o sistema universitário, nós defendemos a dignidade de toda vida humana e preservamos o casamento e a família. Cidades foram homenageadas com os nomes dos nossos venerados santos, que percorreram o sagrado caminho, antes de nós.

Guiados pelo Espírito Santo nós compilamos a Bíblia. Nós somos transformados pela Sagrada Escritura e Sagrada Tradição, que tem nos guiado consistentemente, ao longo de dois mil anos. Contamos com mais de um bilhão em nossa família, compartilhando os sacramentos da fé cristã.

Por séculos nós temos rezado por você e todo o mundo, a cada hora, por todos os dias, sempre que celebramos a Missa. O próprio Jesus lançou as fundações para nossa fé, quando disse a Pedro, o primeiro Papa: ‘Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja’ (Mt 16,18).

Por mais de dois mil anos nós tivemos uma linha ininterrupta de pastores, guiando a Igreja católica, com amor e verdade, num mundo confuso e doloroso para se viver. E nesse mundo cheio de caos, dificuldade e dor, é confortante saber que algumas coisas permanecem coerentes, verdadeiras e fortes: nossa fé católica e o amor que Deus tem por toda a criação.

Se você esteve afastado da Igreja, nós convidamos você a um novo olhar. Nossa família é unida em Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador. Nós somos Católicos Apostólicos Romanos”. (Bem vindo à sua casa – Comercial da Igreja Católica).

Voluntariado na Comunidade Católica Pantokrator

Toda pessoa, dentro da Comunidade Pantokrator, presta algum tipo de trabalho voluntário, candidatos ou membros e todos aqueles que se aproximam de nós, para nos ajudar em nossa Obra, nos diversos serviços que prestamos à Igreja.

Candidatos ou Consagrados (Promessas Temporárias ou Definitivas)

Desde que começamos o processo de formação inicial, que culmina na consagração de vida, somos convidados a abraçar o voluntariado. Assim, fazemo-los com amor, dispondo do nosso tempo e habilidades, para socorrer os que precisam.

Voluntários (Transforma Campinas)

São pessoas que chegaram até nós, através de uma parceria firmada entre a Comunidade Pantokrator e a Prefeitura de Campinas. Assim, a pessoa se inscreve através de uma plataforma, no serviço onde ela melhor se encaixa. Os voluntários estão ligados à Comunidade Pantokrator pelo serviço.

Colaboradores

São pessoas que tocaram nossa Obra de Evangelização, de alguma maneira, e decidiram nos ajudar, prestando serviços pontuais, de acordo com a disponibilidade de cada um. Dessa forma, os colaboradores estão ligados à Comunidade Pantokrator pelo serviço.

Filhos da Comunidade

Neste grupo temos os filhos da grande família Pantokrator que, atingindo uma idade adequada, já podem nos auxiliar em serviços como a Liturgia: leitores, acólitos, coroinhas, cerimoniários, bem como auxiliares nas catequeses de primeira Eucaristia e Crisma, entre outros serviços.

Engajados

São pessoas que, tocados pela nossa Obra, identificam-se com nosso Carisma e desejam um vínculo um pouco mais forte. Portanto, o engajado é acompanhado por um orientador, que faz um trabalho de pastoreio e aconselhamento pessoal. O engajamento está atrelado a, no mínimo, um serviço voluntário. Os engajados estão ligados à Comunidade Pantokrator pelo serviço.

Fraternidade Pantokrator

É uma forma de pertença à Comunidade, onde os membros estão vinculados a nós, não somente pelo serviço, mas também pela vivência forte da nossa Espiritualidade. Deste modo, o membro da Fraternidade Pantokrator também é convidado a abraçar o voluntariado, com no mínimo um serviço. Ademais, recebe também um orientador, com orientações mais frequentes e um pouco mais direcionadas, de acordo com a vivência do nosso Carisma.

Nasceu em seu coração o desejo de também abraçar o voluntariado? Então, venha nos procurar! Nós somos a Igreja Católica Apostólica Romana. Bem-vindo a sua casa!

 

Lizandra Romansini
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , ,

Category: Artigos Pantokrator

Deixe um comentário

Eventos Campinas Informações