O Carisma El Shaddai-Pantokrator nasce da experiência do Amor ciumento do Pai pelos homens, impulsionando os filhos da Vocação à resposta de viver todas as coisas da vida unidos ao Filho encarnado, Jesus Cristo, em fidelidade ao Pai, sob a graça e força do Espírito Santo. Essa fidelidade os leva a viver uma santidade possível a todos os homens, uma santidade que se realiza na vida do homem comum, expressando-se numa relação com o criado em fidelidade ao Criador, como um sacrifício agradável e encontro perene com a glória do Pai.

A espiritualidade do Carisma El Shaddai-Pantokrator é marcada por duas grandes espiritualidades na Igreja:

  • Pela Graça do Novo Pentecostes, própria da grande corrente de graça da Renovação Carismática;
  • Pela espiritualidade dos Santos Carmelitas – São João da Cruz, Santa Teresa de Jesus Santa Elisabete da Trindade, e, em especial, Santa Teresinha do Menino Jesus da Sagrada Face. Essa espiritualidade, que surge a partir da descoberta do “nada da alma”, move os membros da Comunidade a viver a filiação a Deus pela “infância espiritual” num profundo amor a Cristo e Sua Cruz, levando-os a se relacionar com todas as coisas e a viver as realidades humanas como oportunidades de oferta de fidelidade e amor a Deus.

Na vivência das Formas de vida, nós nos inspiramos especificamente em dois santos: Forma de Aliança, em São Francisco de Sales e a Forma de Vida Comum, em Santa Teresa de Jesus.

De todos os santos, a Virgem Maria, na expressão de Nossa Senhora de Guadalupe, é para a Comunidade o grande modelo de santidade, pois ela é quem ensina todo o itinerário do Carisma, que nasce do “nada da alma” que se descobriu amada por Deus até a plena realização da vocação na filiação a Deus, que é o seu Tudo.

Veneramos de forma especial o “Ícone de Cristo Pantokrator, o Salvador” que leva  o mesmo nome de nossa Comunidade: PANTOKRATOR é a tradução do hebraico SHADDAI para o grego na Versão dos LXX, que expressa o mesmo significado: Deus Todo-Poderoso. Pantokrator evidencia para nós a encarnação do Filho que Se torna intimamente presente na história dos homens como Rei e Senhor, recapitulando toda a Criação pela fidelidade ao Pai.

MISSÃO

Da vivência do Carisma nasce a Missão que é, em primeiro lugar, ser um verdadeiro sinal de Cristo no mundo, mais especificamente do Cristo fiel ao Pai na força do Espírito Santo. Em nossa missão, atendemos ao apelo de Cristo de edificar, em mistério, pela graça do Espírito, a Casa do Pai hoje, o Reino de Deus, fazendo da terra o Céu. Para isso, somos chamados a nos unir a Cristo Pantokrator, que Reina sobre todas as coisas, recapitulando-as segundo o sonho do Pai para a Criação. Dessa missionaridade, surge a Obra da Comunidade, que em tudo visa a gerar e formar filhos fiéis a Deus. Para isso, buscamos evangelizar no sentido pleno (cf. Paulo VI, Evangelii Nuntiandi), levando sempre a experiência viva e íntima com Jesus Ressuscitado e Sacramentado e a Efusão do Espírito Santo. Visando sempre à fidelidade ao Pai, nossa evangelização centra-se no ensino da Verdade deixada por Cristo à Sua Igreja, que liberta o homem, ilumina a cultura, transforma e edifica a sociedade.