Vocação El Shaddai-Pantokrator: Conheça nossa história e carisma

A Vocação El Shaddai-Pantokrator surge na Igreja, em 1986, quando André Luís Botelho de Andrade, sentindo-se abandonado por Deus, tem uma forte experiência do “amor ciumento” de Deus a partir do texto de Is 49,15. Mas Deus não o abandonara, ao contrário, tinha um “amor devorador” por ele. A resposta a essa experiência era uma só: “Se Deus me ama e me deseja assim, só me resta uma coisa: responder a esse amor com fidelidade”. Desse modo, André começa a provocar os jovens a renunciarem ao mundo e viver uma juventude fiel ao Senhor em todas as coisas.

Em setembro de 1990, um primeiro grupo de jovens, que sentiam ecoar em seus corações esse chamado, reuniu-se pela primeira vez demarcando o início da Comunidade El Shaddai – esse era o nome da Comunidade. El Shaddai vem do hebraico e quer dizer: o Deus Poderoso, o Deus que tem ciúmes dos seus filhos.

Aos poucos, André e os primeiros foram entendendo que o chamado que portavam tratava-se de um carisma na Igreja, ou seja, um dom dado pelo Espírito Santo para responder, profeticamente, um desafio de um determinado tempo. O desafio era: em um mundo cada vez mais distante de Deus, testemunhar a fidelidade que se transforma em santidade cotidiana, bem como, pela evangelização gerar e formar filhos fiéis a Deus.

pantokratorMovidos sempre pela dor da infidelidade dos homens, a Obra da Comunidade foi se desenvolvendo em inúmeras ações evangelizadoras que visam, não somente a primeira experiência de Deus, mas a maturidade cristã vivida sob a graça do Espírito e a verdade de Cristo na Igreja.

 

O entendimento do carisma foi amadurecendo, chegando à compreensão da espiritualidade específica que sustenta a nossa vida cristã.  Essa espiritualidade surge a partir da espiritualidade da Renovação Carismática Católica e da espiritualidade carmelitana. Ao mesmo tempo em que buscamos em tudo a efusão do Espírito Santo, temos como modelo de santidade e oração os santos do Carmelo – em especial, Santa Teresinha do Menino Jesus.

Desde o início, a Comunidade era vivida na forma de Aliança, onde os irmãos testemunham a vocação inseridos no mundo, mantendo seus trabalhos seculares e rotinas familiares. Todavia, já nos primeiros anos da fundação, André sentia brotar a forma de Vida Comum no interior da Comunidade. Foi então que, André e Tânia Kapor Botelho de Andrade, sua esposa, em fevereiro de 1998, tendo abandonado suas profissões, passam a se dedicar exclusivamente à Comunidade, constituindo um primeiro germe da forma de Vida Comum.

Em agosto de 1999, a forma de Vida Comum ganha corpo com o ingresso de novos irmãos. Com o tempo, Deus foi trazendo novos filhos para essa vocação. A partir do ingresso desses irmãos, novos estados de vida começaram a ser discernidos. Hoje, além de membros casados, solteiros e viúvos, a Comunidade é agraciada também com celibatários e sacerdotes.

Em 2006, ocorre a mudança do nome da Comunidade passando a se chamar Comunidade Católica Pantokrator. Pantokrator é a tradução grega do El Shaddai, significando o Todo Poderoso, remetendo-nos à figura do Cristo. Com essa mudança, Deus chama a Comunidade a aprofundar-se no mistério missionário e recapitulador do Filho encarnado, o Rei e Senhor, manifestado no ícone de Cristo PANTOKRATOR. Amadurece o mistério dentro do Carisma, onde cada um é chamado a unir sua fidelidade à fidelidade do Filho, que se encarnando, vive todas as coisas da vida do homem em fidelidade ao Pai, e assim, reconstrói  todas as coisas.

Sempre unidos à Virgem de Guadalupe, a Comunidade sente-se chamada a uma missionariedade que faz alargar o Carisma pelo mundo. Assim, surgiram as casas de missão: primeiramente em outras Dioceses no Brasil, depois na França e no Peru.

Hoje, após esses anos onde Deus foi revelando seus desígnios, a Comunidade Pantokrator e cada filho da vocação, abre-se ao sopro do Espírito Santo que faz sempre novas todas as coisas.

André Luis Botelho de Andrade

Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Pantokrator

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: ,

Category: Carisma, COMUNIDADE, Comunidade Pantokrator, Fundador

Comentários (4)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Quero fazer vocacional este ano,mas se nao der,continuo firme na missão em servir no Geração Juventude Fiel,nao vou deixar porta se fechar aonde Deus abriu pra me servir,no Geração Juventude Fiel.

Deixe um comentário

Eventos Campinas Informações