‘Onde há Deus, há esperança’: Papa Bento XVI fala da sua viagem a Alemanha em programa de televisão alemão

0

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 19-09-2011, Gaudium Press) “Nem viagem apostólica, ecumênica e oficial, nem turismo religioso, nem show, mas missão de recordar a primazia de Deus sob o lema ‘Onde há Deus, há esperança’. Com estas palavras Bento XVI definiu o caráter de sua próxima viagem à Alemanha, entre os dias 22 e 25 de setembro, no programa “Wort zum Sonntag” (Palavra para o domingo, em alemão) da televisão pública alemã ARD, apresentado no sábado à noite.

A entrevista com o pontífice foi realizada no Palácio Pontifício de Castel Gandolfo, e teve como tema sua terceira viagem à pátria. “Daqui a poucos dias partirei para a minha viagem à Alemanha e estou muito contente. Penso com alegria particularmente em Berlim, onde haverá muitos encontros e, naturalmente, no discurso que farei no Bundestag e na grande Missa que celebraremos no estádio olímpico”, disse o Papa, recordando todas as etapas de sua visita, dentre as quais a “particular”, no santuário de Etzelsbach, “pequena ilha” da fé católica em uma país de maioria protestante

“Talvez me perguntem: ‘Mas Deus existe? E se existe, se ocupa realmente de nós? Podemos chegar até Ele?’ “, ressaltou o Papa ainda durante a entrevista, oferecendo antes de sua chegada ao país bávaro uma lição de fé. “Temos que desenvolver de novo a capacidade de percepção de Deus, capacidade que existe em nós. Podemos intuir alguma coisa na grandeza de Deus, na grandeza do cosmos. Podemos utilizar o mundo através da técnica, porque ele é construído em maneira racional”, afirmou.

O pontífice comentou ainda que “na grande racionalidade do mundo podemos intuir o espírito criador do qual ele provém, e na beleza da criação podemos intuir alguma coisa da beleza, da grandeza e também da bondade de Deus. Na Palavra das Sagradas Escrituras podemos sentir palavras de vida eterna que não vêm simplesmente de homens, mas que vêm d’Ele, e nelas sentimos a sua voz. E enfim, vemos quase Deus também no encontro com as pessoas que foram tocadas por Ele”.

O programa “Wort zum Sonntag” teve início em 1954 na televisão pública alemã ARD com reflexões pastorais feitas por diversos padres. Bento XVI é o segundo pontífice que aparece no programa depois de João Paulo II, cuja participação foi levada ao ar em 1987. (AA).

Gaudium Press

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

dezenove + onze =