Vaticano: Dom Giovanni D’Aniello, será o novo núncio apostólico do Brasil

0

O Papa Bento XVI nomeou nesta sexta-feira para representar a Santa Sé no Brasil, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello que, até o momento, ocupava a nunciatura apostólica no Camboja e na Tailândia, além de ser Delegado Apostólico no Laos e Mianmar.
O governo brasileiro já concedeu o “placet” ao novo núncio que é o reconhecimento de seu trabalho como embaixador no país.

Dom Giovanni ocupará o cargo deixado por Dom Lorenzo Baldisseri, que em janeiro, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Secretário da Congregação para os Bispos, com sede no Vaticano. Dom Lorenzo atuou no Brasil desde 2002 e atuou como principal mediador no acordo entre o governo brasileiro e a Santa Sé que estabeleceu o Estado Jurídico da Igreja Católica no país.

Dom Giovanni D’Aniello tem 57 anos e nasceu na cidade italiana de Aversa. Em 8 de dezembro de 1978, foi ordenado sacerdote trabalhando na Diocese de sua cidade natal. Em 6 de janeiro de 2002, recebeu das mãos do Papa João Paulo II sua sagração episcopal. Dom D’Aniello é arcebispo titular de Pesto.

Como representante pontifício nos quatro países asiáticos, o núncio é responsável pelas nomeações episcopais para somente 30 circunscrições eclesiásticas; no Brasil, são 275.

Ao assumir a nunciatura brasileira, terá a missão de providenciar bispos para 14 delas que já estão vacantes e para 16 cujos bispos completam 75 anos em 2012, ou seja, 30 em apenas um ano (LB)

Gaudium Press

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.