Informativo “O Pantokrator” – Edição 02

0

Caro leitor,

No dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, iniciou-se um tempo muito significativo para os cristãos católicos: a Quaresma. Como já é sabido, a quaresma é o período de quarenta dias que antecede à Festa da Páscoa. É um momento reservado para a reflexão e conversão, no qual a oração, o jejum e a esmola se fazem mais do que necessárias para este encontro íntimo com Deus.
Contudo, esse desejo de conversão e intimidade com Cristo está sufocado na nossa atual sociedade, que tem como marca a secularidade e o pensamento individualista. E é neste contexto, que nosso amado pastor, Papa Bento XVI, nos convida a uma reflexão sobre este tempo, que vai contra todos esses valores e nos propõe um resgate da dignidade do homem por meio do amor e da doação ao próximo.
O tema da mensagem foi extraído da Carta aos Hebreus, «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Hb 10, 24) e traz três grandes pontos: a responsabilidade pelos irmãos – “A responsabilidade pelo próximo significa querer e favorecer o bem do outro, desejando que também ele se abra à lógica do bem; interessar-se pelo irmão quer dizer abrir os olhos às suas necessidades.”; o dom da reciprocidade – “Uma sociedade como a atual pode tornar-se surda quer aos sofrimentos físicos, quer às exigências espirituais e morais da vida. Não deve ser assim na comunidade cristã!”; o caminhar juntos na santidade – “A atenção recíproca tem como finalidade estimular-se, mutuamente, a um amor efetivo sempre maior.”
E é com este espírito de amor, que nós desejamos a todos os nossos leitores uma santa quaresma, e como disse nosso Santo Padre “marcada pela oração e partilha, pelo silêncio e o Jejum, com a esperança de viver a alegria pascal”!
Boa Leitura!

Renata Andrade de Ramos
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator

ABAIXO VOCÊ PODE LER ON LINE O INFORMATIVO O PANTOKRATOR

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.