Informativo “O Pantokrator” – Edição 22

0

O Pantokrator é o Cristo Rei. Etimologicamente: pan – tudo, krator – governo; então Pantokrator é o Cristo que governa todas as coisas, o Cristo que é Rei. Ao mesmo tempo, Pantokrator é a tradução da Bíblia grega do hebraico Shaddai, ou El Shaddai. El Shaddai, por sua vez, tem um significado menos preciso. Porém o Shaddai, é o Deus Poderoso, com o sentido de o Deus que é zeloso, ciumento dos seus. É o Deus das montanhas, das alturas que carinhosamente cuida e sustenta os seus. Por isso, a tradição coloca a imagem da mãe amamentando seus filhinhos, ou a águia sob seus filhotes como expressão do El Shaddai.

Pantokrator

Pantokrator (grego) e El Shaddai (hebraico) falam do mesmo Deus, do Deus que é poderoso, é soberado, é rei. Mas de que ordem é essa realeza que veneramos? Claro, essa soberania é daquele que, na verdade, é o Criador e, por isso, tem todo o universo sob seus pés. Mas foi Cristo, quem manifestou aos homens a ordem de seu poder: seu poder é a soberania do amor. Cristo reina pelo amor, e seu cetro real é a cruz. Que contradição para nós que insistimos no poder como grandezas, sucessos, domínio! Não continuamos sendo como os judeus que pedem a grandeza dos milagres e os gregos que reclamam os sucessos da sabedoria [1], quando nos escandalizamos das exigências do amor em nossas vidas, e acusando de loucuras os sacrifícios que o amor nos impõe?

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO INFORMATIVO!

Poucas almas realmente reconheceram a soberania do amor como Santa Teresinha: “Compreendi que o amor abrange todas as vocações, alcançando todos os tempos e todos os lugares…numa palavra, é eterno”. O mais belo é que ela soube traduzir essa soberania do amor para as pequenas coisas da vida. O amor não é um rei sentado na distância de seu trono, e que somente os virtuosos podem alcançá-lo. Não! O amor é um pequeno.

ABAIXO VOCÊ PODE LER ON LINE O INFORMATIVO O PANTOKRATOR

 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.