Katholikós 2019 – Encontro de Jovens Católicos das Escolas Militares

0

No período de 18 a 20 de outubro de 2019, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Campinas/SP, sediou o VI Katholikós, com o tema: “E sereis testemunhas do Senhor dos Exércitos”.

O evento foi promovido pela Arquidiocese Militar do Brasil e, em sua 6ª edição, contou com quase 400 participantes. O Tenente Anderson, Capelão Militar da Capela Santo Tomás de Aquino, esteve na condução dos trabalhos realizados no referido período.

Jovens militares das Escolas de Formação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Marinha Mercante e da Polícia Militar de São Paulo participaram de um encontro católico, imersos num momento de reflexão, aprendizado, integração e agradecimento. Marcaram presença as seguintes Escolas Militares: Escola Naval, Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, Colégio Naval, Academia Militar das Agulhas Negras, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Escola de Sargentos das Armas, Escola de Sargentos de Logística, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Academia da Força Aérea, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Escola de Especialistas da Aeronáutica, Academia Policial Militar do Barro Branco.

Nesta edição, os principais objetivos do Katholikós foram: reunir os jovens católicos e os capelães militares das principais Escolas de Formação das Forças Armadas, proporcionando-lhes,  por meio de palestras, celebrações e momentos de fortalecimento de oração, as condições para que melhor se desenvolvam no campo espiritual e moral; contribuindo para o fortalecimento do espírito cívico, dos valores morais e éticos no seio da sociedade, por meio do exemplo e da saudável interação.

A Comunidade Católica Pantokrator marcou presença no evento com o ministério de música, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e show.

As pregações do sábado foram feitas por Tatiana Seraide e Nilton Júnior, ambos missionários da Comunidade Pantokrator, com os temas: “Os discípulos de Jesus devem sempre se manter no treinamento espiritual” e “Jovens, militares e discípulos do Senhor: realidades que não se contradizem diante de Deus”, além da pregação do padre D’Artagnan Barcelos, da Arquidiocese de Mariana, com o tema: “A presença de Deus na vida de um jovem no processo de formação militar”.

Padre Leonardo José dos Santos, missionário da Comunidade Pantokrator, expôs o Santíssimo Sacramento em um grande momento de adoração que antecedeu a Santa Missa.

Para fechar a noite de sábado, Nilton Júnior fez um show, no qual, além de muita animação, os jovens militares foram conduzidos à experiência de Efusão no Espírito Santo.

A animação de todo o encontro foi conduzida por Edvandro Pinto, missionário da Comunidade Pantokrator.

Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior, da Arquidiocese de Cuiabá, foi responsável pela pregação do domingo, com o tema do encontro: “E sereis testemunhas do Senhor dos Exércitos”; e presidiu a Santa Missa de encerramento, concelebrada por Capelães Militares.

A Comunidade Pantokrator louva a Deus por esse grande momento de evangelização junto às Forças Armadas do Brasil!

Via Escola Preparatória de Cadetes do Exército e Comunidade Católia Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.