Como rezar enquanto você faz exercício físico

0

Todo mundo sabe que o exercício físico é algo de que nosso corpo precisa, e estamos aprendendo cada vez mais o quão importante ele também é para nossas mentes. Mas o que muitas vezes não se discute é como o exercício pode benéfico para nossas almas.

Os seres humanos não são feitos de três partes desconectadas – corpo, mente, alma. Estamos completamente integrados e todos os três são inseparáveis ​​um do outro. Assim, o que afeta o corpo afeta a mente e o espírito, e vice-versa. Embora a disciplina espiritual, como a oração regular, a leitura orante e a recepção dos sacramentos seja vital para o nosso bem-estar, também há a disciplina física.

Não surpreende, portanto, ver que a oração pode ser integrada perfeitamente a qualquer tipo de atividade física – do Pilates ao CrossFit. Você só precisa encontrar o estilo certo de oração para combinar com sua atividade. Aqui estão três maneiras diferentes de fazer isso:

Combine o humor

Diferentes tipos de exercício criam estados emocionais diferentes para pessoas diferentes. Correr pode ser um momento de contemplação e meditação – tenho muitos amigos que juram, durante corridas longas, limpar a mente. Para mim, no entanto, correr é uma questão de pura força de vontade – é o estado menos meditativo em que posso imaginar estar.

No entanto, encontro outros exercícios propícios à meditação, sendo o Pilates um deles. Para mim, é particularmente adequado para meditação sobre os mistérios do Rosário, algo que um dos meus amigos faz diariamente em sua corrida de 10 quilômetros. A chave é estar ciente do estado emocional que diferentes atividades criam para você e depois encontrar uma oração que corresponda a esse estado.

Combine o ritmo

Falando em corrida, uma das coisas mais difíceis para mim é encontrar meu ritmo. Tanto a passada quanto a respiração devem ser controlados e firmes para percorrer longas distâncias. Eu recorri a várias técnicas para obter esse controle. Por incrível que parece, um dia a recitação do terço da divina misericórdia sintonizou o meu ritmo de corrida!

Somos abençoados com um amplo tesouro de orações. Mesmo algo tão simples como “Cristo, tende misericórdia” pode combinar com o ritmo de uma atividade física. Orações mais longas, que variam de ritmo, podem ser combinadas com um longo passeio de bicicleta ou uma caminhada. Assim que você começar sua atividade, comece a tentar diferentes orações. Você encontrará o caminho certo rapidamente e sem esforço.

Combine a intensidade

Por mais que amemos nossa riqueza de opções tradicionais de oração, também há algo a ser dito para a oração espontânea – especialmente quando você está no meio de uma atividade muito exigente. Exercícios de alta intensidade ocupam nossas mentes quase completamente, deixando pouco espaço para recitar orações ou até mesmo repetir pequenas ladainhas. O que é bom nesse tipo de atividade intensa é encontrar uma coisa na qual focar.

Poderia ser uma oração de duas palavras dirigida a Deus, como “Obrigado, Senhor”. Quando você sentir que está com dificuldades em prosseguir, experimente dizer “Obrigado, Senhor” e se concentrar em sua gratidão pela capacidade de fazer aquilo que você está prestes a fazer.

Então, embora possa parecer estranho no início, a oração e o exercício físico realmente se encaixam perfeitamente. Rezar pode melhorar sua atividade tanto quanto a atividade pode melhorar sua oração, porque você está orando com todo o seu ser – corpo, mente e alma.

Via Aleteia 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.