Home Formações Espiritualidade O que Frozen 2 tem a ver com Caminho Vocacional?

O que Frozen 2 tem a ver com Caminho Vocacional?

-

O desejo de Elsa é descobrir a verdade mais profunda sobre si e ela sabe que só a Voz que a chama é a chave para entender isso.

Chega um tempo na nossa vida que não conseguimos resistir a um chamado que existe dentro de nós. Seja para uma profissão específica, para um talento especial ou mesmo para um vocação na Igreja. Depois de assistir ao aclamado Frozen 2, vi isso naquela cantante rainha gelada. A narrativa se desenrola porque Elsa quer descobrir quem a chama e para que a chama.

As inquietações da personagem são as mesmas que muitos de nós passamos na juventude. Assim como nós, Elsa, em princípio, não quer dar ouvidos, acreditando ser portadora de todas as certezas do mundo. Contudo, quando um chamado é real, autêntico e sincero, não dá para resistir. Mesmo nossa intuição querendo nos levar para um lado, Aquele que nos chama nos indicará o caminho certo a seguir.

A jornada da rainha de Arendelle em busca dAquele que a chamava me fez lembrar a esposa do Cântico dos Cânticos que saiu à procura da Voz do seu Amado. E o caminho trilhado pelas duas foi de autoconhecimento, pois quanto mais elas buscavam conhecer quem as chamava, mas elas reconheciam que a Voz na verdade sempre esteve no mais íntimo de cada uma delas. Uma vocação não é algo acidental, é essencial. Não é improviso, é a amor em atos.

Há muito tempo esperei para Te conhecer

Sim, Frozen pode ser considerado uma alegoria de uma profunda descoberta vocacional. E as canções do filme colaboram para essa interpretação. Por exemplo, Vem Mostrar (Show Yourself) traz na letra a seguinte súplica: “Vem mostrar qual é a verdade / Vem mostrar, deixa eu ver / A vida inteira eu esperei para te conhecer / Vem mostrar, eu quero entender”. O desejo de Elsa é descobrir a verdade mais profunda sobre si e ela sabe que só a Voz que a chama é a chave para entender isso. Ela anseia ver quem a chama.

Aqueles que descobriram sua vocação e aqueles que trilham um caminho de discernimento vivem essa experiência. Um movimento interior que nos lança para um encontro com Deus, que habita no mais íntimo de nós, e que nos faz contemplar o sonho e o projeto que Ele mesmo preparou para cada um de seus filhos. O Caminho Vocacional é árduo, pois para vivê-lo é preciso enfrentar nossos principais medos. Contudo, esse Caminho não se trilha sozinho. Estamos sempre acompanhados pelo nosso Amigo, como bem cantou Elsa no filme.

Vale a pena ver?

O primeiro filme da franquia tornou-se rapidamente um clássico do Universo Disney. Em Frozen 2, toda a magia e tecnologia própria da famosa produtora de animações infantis volta às telonas do cinema. É um filme com “estética para criança”, mas com uma história para toda a família. Como no primeiro, a principal mensagem do filme trata da importância do amor entre irmãos e o quanto essa experiência é capaz de construir pontes. Sim, vale a pena conferir!

Via ComShalom 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

quinze − oito =

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×