Home Artigos Pantokrator Pecou? Levante-se! A misericórdia de Deus é maior!

Pecou? Levante-se! A misericórdia de Deus é maior!

-

Quantas vezes na vida (sobretudo para os que buscam um caminho de santidade) nós nos frustramos, nos decepcionamos, e até ficamos tristes ao ponto de desanimarmos na caminhada porque não conseguimos nos superar diante dos nossos pecados. Verdade ou não? Sim, é verdade! Isso acontece. Com efeito, precisamos saber que dentro de nós há também um desejo de vencer o pecado com nossos próprios méritos, todavia é necessário recorrer à misericórdia de Deus para vencê-lo. Sem Deus, não conseguimos tal façanha.

É preciso nos questionar, afinal, queremos vencer nossos pecados com nossas forças ou queremos que Deus vença o pecado em nós? Posso dizer que com nossas forças é IMPOSSÍVEL vencê-lo. É necessário o auxílio da misericórdia de Deus. “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5), diz Jesus.

Dentro de nós existe este campo de batalha, a nossa luta contra o pecado. É preciso ter consciência disso e buscarmos os meios para vencer sempre. E lutar contra o pecado pressupõe evitar as situações onde certamente cairemos, mas se cairmos é necessário voltar correndo aos braços de Deus, pois Ele nos espera e nos perdoa sempre. É próprio de Deus perdoar e ter misericórdia.

O Padre Paulo Ricardo fala que não podemos fazer dos nossos pecados um projeto de vida.

Quando pecamos buscamos uma satisfação para os nossos anseios, por assim dizer. Queremos uma compensação para os nossos dramas e angústias. No fundo queremos nos libertar e ser felizes, e o pecado trás essa “felicidade” enganosa. No entanto é em Deus, e em sua misericórdia que seremos saciados plenamente.

Nossos pecados nos envergonham e isso é uma verdade e ao mesmo tempo, nos deixa num patamar onde não temos propriedade para julgar ninguém, porque, todos nós pecamos. Como diz São João da Cruz: ”Pouco importa se está o pássaro amarrado por um fio grosso ou fino; desde que não se liberte tão preso estará tanto por um, como por outro”. Pecados pequenos ou grandes são pecados. Mas e aí, quando isso acontece, o que fazer? Vamos ficar nos lamentando porque pecamos? Não! Vamos em frente, vamos nos levantar, vamos ao encontro com a misericórdia de Deus!

Não há limites para que Deus exerça sua misericórdia. “Onde abundou o pecado, superabundou à graça” (Rm 5,20). Ou seja, onde há pecado, há misericórdia!

Acreditar na misericórdia de Deus nos mantém sempre a caminho. Essa confiança nos torna determinados naquilo que nos propomos a viver, porque acreditamos que por mais que seja grande nosso pecado, o amor de Deus vem superá-lo – O AMOR DE DEUS SUPERA TUDO!

Santa Terezinha dizia que se fosse preciso, atravessaria as chamas para não pecar. Isso porque primeiro ela, com certeza, tinha feito a experiência da misericórdia de Deus, e repetiu isso eternamente em sua vida.

“Se pela falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos.” (Rm 5, 15). Com isso digo, se o nosso pecado nos causa tristeza e desânimo, nos alegremos porque COM MUITO MAIS RAZÃO a misericórdia de Deus virá e se derramará copiosamente sobre nós!

Sem esta confiança na misericórdia de Deus, fica impossível alguém progredir na graça!

 

Fábio Junior
Postulante na Comunidade Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×