Vocação: chamado de Deus que realiza o homem

A Vocação é o projeto de Deus para cada pessoa, por isso toda pessoa tem uma vocação que pode ser para a vida religiosa, sacerdotal ou leiga.

A palavra vocação vem do latim, vocatio, que significa ação de chamar. Portanto significa chamado. Todo homem foi criado numa explosão do amor de Deus.

 

O Pai sonhou para cada homem um plano de amor e concebeu a nossa individualidade segundo este plano. Assim a realização e felicidade do homem estão em descobrir e viver este plano de Deus a seu respeito.

Toda vocação autêntica é sempre iniciativa de Deus. É Deus quem livremente escolhe e chama o homem, não é o homem que escolhe ser chamado por Deus. Deus fala, se revela, e chama o homem revelando-lhe a si mesmo. O homem escuta e acolhe a revelação de Deus para responder ao chamado.

O primeiro passo para o discernimento é a disponibilidade. É preciso também mergulhar na própria história de vida e nas circunstâncias através das quais alguém é chamado. Se uma pessoa está se sentindo chamada a uma comunidade, é importante que ela se aproxime e viva as suas atividades. É ainda necessário que se parta de dentro, ou seja, que se ouça o coração onde o Espírito fala.

O homem só se realiza e é feliz quando vive aquilo para o qual foi criado. Se vivemos ou fazemos muitas coisas e não nos realizamos é porque estamos fora da nossa vocação, estamos fora do plano de Deus para nós.

A Vocação é o projeto de Deus para cada pessoa, por isso toda pessoa tem uma vocação que pode ser para a vida religiosa, sacerdotal ou leiga.

Tânia Botelho de Andrade
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator 

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , , , , , , , , , , ,

Category: Espiritualidade, Formações

Comentários (7)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Eliete Maria barral silva disse:

    Acho belo todas as palavras de sabedoria amo falar de nossa vocação amar Deus e obedecer é maravilhoso mesmo nas dificuldades deste mundo
    Amo viver amo servir amo rezar

  2. Doralice de Oliveira Silva disse:

    Gente leio tudo,todos os ensinos postados,estou fazendo o curso Luz da fé.mais qto mais estudo mais tenho de estudar apreender,que pena que já estou com uma idade que já não tenho tantas oportunidades (57)sou apaixonada por as coisas do Reino.Deus ilumine vcs cada dia mais.

    • Comunidade Católica Pantokrator disse:

      As coisas de Deus de fato são apaixonantes! Que alegria saber que esta fazendo o curso Luz da Fé! Uma riqueza para todos nós. Deus abençoe!

Deixe um comentário