O jeito de cada um

0
A personalidade é constituída de diversas características combinadas entre si e podem ser identificadas já na primeira semana de vida, pois desde cedo os bebês reagem de modo diferente a um mesmo estímulo.Nós pais temos nossa própria personalidade, e procuramos fazer o possível para ajustá-la à personalidade dos nossos filhos. Mesmo assim, acontecem choques, porque existem crianças mais estáveis, positivas, que são consideradas mais fáceis de lidar, e outras, as “difíceis” que esgotam a paciência dos pais mais rapidamente.
Muitas vezes podemos observar que o comportamento de cada criança, tem a ver com a educação que os pais transmitem, mas em outras observações mais detalhadas vemos que muitas atitudes são provenientes do tipo de personalidade de cada um.
jeito-cada-um
Conhecendo o tipo de personalidade do filho ou filha, poderemos atuar de forma mais concreta para ajuda-lo a ter um comportamento mais adequado as várias situações que aparecem pela frente, sem agredir a personalidade deles e ao mesmo tempo ensinando seus limites.
Antes de sair de casa, quando a criança é explosiva, conversar pelo caminho como ele poderá ser mais agradável e simpático, com a vovó ou as titias, na casa delas. Contar coisas interessantes do lugar aonde irão, que possam suscitar um comportamento mais adequado a ocasião. Caso seja uma visita a um doente, lembrar de que lá será preciso que fale baixo, para que o doente se recupere logo. E ao mesmo tempo, nós pais devemos estar atentos ao tempo, para não passar do período que a criança aguentaria ficar mais calma e quieta.
Quando o filho é muito quieto e introspectivo, precisamos também conversar muito, ajudá-lo a se tornar mais sociável com as pessoas, pedindo sempre poucas coisas, para não deixá-lo muito desconfortável, saber que para quem é tímido, é sempre doloroso fazer novos contatos ou falar com pessoas estranhas. Assim ele aos poucos e naturalmente irá vencendo sua timidez e chegará a um limite razoável de contato com outras pessoas.
Para nós pais é muito importante observar em cada filho, suas tendências de personalidade, para à partir de então conseguir educá-los melhor e tirar mais proveito do jeitinho de cada um.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.