Home Formações Formação Humana 8 filmes sobre autoconhecimento que você precisa assistir

8 filmes sobre autoconhecimento que você precisa assistir

-

Uma boa estratégia para adentrar no mundo do autoconhecimento, sem grandes traumas, é refletir algumas lições que os filmes nos trazem. Compreender que somos falhos, que temos limitações, mas que conhecendo cada uma delas podemos aprender a superá-las e conviver com elas de maneira saudável.

Vejamos a seguir algumas sugestões de filmes sobre autoconhecimento e lições que eles podem nos trazer.

Reflexões sobre como podemos lidar com as nossas limitações e sobre a nossa força de superação diante das dificuldades que nos são apresentadas pela vida!

Filmes sobre autoconhecimento

1. Duas Vidas

O primeiro de nossa lista de filmes sobre autoconhecimento e que nos faz refletir muito sobre quem temos sido é o filme Duas Vidas. Ele mostra a vida de um profissional bem sucedido em seu ramo e que é levado a fazer uma releitura de sua vida na companhia de si mesmo ainda criança. Se deparar com a inversão de valores e ver seus sonhos de infância frustrados o faz repensar a maneira como vive a vida, as coisas que busca realizar e reencontra o que o realmente o faz feliz e o impulsiona a uma mudança de atitude.

2. Divergente

O filme Divergente, o primeiro de uma trilogia, mostra a cidade de Chicago fictícia que, diante de um experimento, é fracionada em facções para promover a paz. A uma certa idade, os habitantes da cidade são levados a escolher em qual das grupos desejam entregar suas vidas. As facções têm nomes de características: audácia, abnegação, amizade, erudição ou franqueza. Quando uma pessoa não se encaixa em uma única facção, é chamada de divergente. Começa, então, a perceber a manipulação que acontece no governo atual da cidade. A história nos leva a refletir sobre os nossos dons, mas também nos leva a refletir que não somos limitados ao que fazemos por causa deles, que no ato de compartilhar, a nossa vida se faz mais rica.

3. Doador de memórias

O filme O Doador de memórias, o terceiro em nossa lista de filmes sobre autoconhecimento, também nos remete à ideia de uma sociedade vivendo em um mundo perfeito, sem guerras ou doenças e completamente frio, sem sentimentos, sem expressões. Apenas uma pessoa é incumbida da tarefa de guardar as memórias de um mundo com sofrimentos para poder poupar a população da tristeza e tendo ciência do sofrimento, poder conduzir as pessoas para longe dela. Ao longo do tempo, o guardião das memórias do mundo precisa passar essas memórias para um aprendiz e nesse tempo, o aprendiz percebe o quão rica é a vida com emoções que nos remetem à alegria mas também ao sofrimentos que nos faz fortes.

4. Uma mente brilhante

O filme Uma mente brilhante conta a história verídica de John Nash que, ao perceber sua doença e aprender a lidar com as alucinações que ela causava, com uso de sua inteligência, foi capaz de discernir o que era real e o que não o era. É claro que as ilusões não desaparecem, as vozes continuam ali, mas ciente do que elas são e aceitando a limitação e a fraqueza, é possível conviver com elas sem deixar que nos desviem do nosso caminho, nos paralisem e nos tirem da verdade! Conhecendo a nossa verdade é possível estabelecer a maneira de lidar com elas, de agir para responder aos desafios da vida com inteligência e superação!

5. Soul Surfer – Coragem de viver

O filme Soul Surfer – Coragem de viver é um filme também baseado em uma história verídica, que nos mostra a luta de superação de uma surfista que aos 13 anos de idade teve seu braço esquerdo arrancado por um tubarão. Bethany Hamilton, que já era uma surfista premiada na época do acidente, aprendeu a viver com um só braço, adaptou a sua vida e jamais perdeu o natural altruísmo que a fez, apesar de toda a limitação, jamais deixar de dar valor ao que temos e refletir sobre o como vivemos e superamos as dificuldades da nossa vida para sermos pessoas melhores. O filme nos mostra claramente a capacidade de resiliência do ser humano e nos deixa a lição de que “A vida é como o surfe: quando você se embola em uma onda precisa se recuperar rápido, porque nunca se sabe o que vem na próxima onda”.

6. Divertidamente

O filme Divertidamente é uma animação que retrata de maneira encantadora o que se passa na cabeça de uma garotinha de 11 anos que enfrenta uma situação de mudança e maturidade. Diante desse fato, o roteiro mostra o drama das emoções que comandam a vida da menina e retrata também que existem estruturas internas que em alguns momentos são muito importantes e que em outros precisam ser derrubadas para que novas estruturas se estabeleçam.

7. De repente 30

O filme De repente 30 é uma comédia muito interessante para os dias de hoje, marcado pelo feminismo, pelo ativismo e pela necessidade de sucesso sempre. Uma menina de 13 anos de idade, insatisfeita com os fracassos e com sua baixa popularidade é atendida em seu pedido de aniversário de ser grande e acorda com 30 anos de idade, sendo a principal executiva de uma revista de moda muito famosa, com uma vida social bastante ativa, porém sem amigos verdadeiros, sem sua família, sem alguém que a ame verdadeiramente. Tocada pelo apelo da alma feminina e pela inocência preservada, ela procura um amigo de infância e com ele vai retomando os valores que fazem perceber quem ela é de fato e deixa de viver uma vida de sonhos e de ilusões para conquistar a sua felicidade.

8. Liga da justiça

O filme Liga da justiça vem resgatar o sentido de ser junto com os outros e também o sentido da amizade, não somente o estar junto, mas também ser aquele que é mais próximo, que conhece o outro de maneira especial. Outro ponto importante que o filme nos lembra é que temos uma missão pessoal que precisa ser cumprida para que nos realizemos como pessoa, recebemos dons, responsabilidades e para desvendar o sentido da nossa vida precisamos usar tudo isso!

Com um balde de pipoca no colo, aproveite as dicas pra refletir sobre si, seus dons, seus limites, suas fraquezas e veja em tudo isso quanta riqueza existe! Saibamos aproveitar o conhecimento que temos de nós mesmos para atingir a maturidade humana que a vida nos pede!

Bom filme!!!

Gostou das dicas de filmes? Compartilhe com seus contatos!

Andréia Souza
Consagrada da Comunidade Pantokrator

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde padre a sua benção.

    Obrigado pela dica dos filmes ja consegui assistir dois.
    Os ensinamentos estao cada vez mais ricos.
    Uma santa semana pro senhor.
    Que essa semana possamos refletir sobre a cruz de Jesus.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

×