Home Formações Formação Humana Maturidade humana: expectativas x realidade

Maturidade humana: expectativas x realidade

-

Quando tomamos uma séria decisão de partir em busca da maturidade humana, precisamos, de forma cuidadosa, traçar um plano de ação real e livre de ilusões e ideias mirabolantes.

Vamos fazer juntos um plano para alcançarmos esse amadurecimento que toque realmente as profundezas da nossa vida em todas as áreas.

Antes de desenvolvermos o plano é preciso ter atenção para alguns desafios no caminho e, principalmente, para o maior inimigo que poderá aparecer nesta jornada: você mesmo! Sim, você pode ser o maior sabotador dessa ousada aventura.

Lembro aqui um trecho do livro “O Hobbit”, onde o Mago Gandalf se coloca diante do pequenino e acomodado hobbit, Bilbo, e o convida para uma grande jornada que transformará a sua vida e escuta a seguinte resposta: “Não gosto de aventuras porque elas nos atrasam para o jantar”.

Primeiro desafio: vencer o medo

O medo de descobrir que se pode ser melhor, dar mais de si, voar mais alto, trava muitas pessoas a avançar em busca da maturidade humana. Temos muitas vezes a ilusão de que não há nada a melhorar em nós, assim nos escondemos atrás do nosso orgulho que no fundo é o medo de se deparar com alguém muito melhor e mais feliz do que somos.

Segundo desafio: lutar contra o comodismo

Neste ponto precisamos nos colocar em atitude de combate. Uma vez que tomamos uma decisão, devemos manter o foco para não voltarmos atrás e nos acomodar. Esse novo caminho pode ser muito afetado pela preguiça de lutar e de nos desafiar para crescermos cada vez mais.

Agora, coragem! Vamos em frente!

Partindo para uma nova aventura

Vamos começar com 3 passos e certamente, a partir deles, os demais se apresentarão diante de nós, são eles: Vida de oração, direção espiritual e um roteiro a seguir.

  1. Vida de oração

A oração é a base da vida espiritual do homem; é fonte que desperta a maturidade humana e culmina na maturidade espiritual. Todo processo de crescimento pessoal e amadurecimento espiritual só ocorre se sustentado por uma vida de oração verdadeira e profunda, “pois no exercício da oração tudo que emerge em nós ao ser apresentado para Deus tem a chance de ser acolhido por nós mesmos e ao mesmo tempo ser amado e transformado por Ele”¹. Por isso, se quisermos crescer como cristãos precisamos viver autenticamente nossa vida de oração.

Para te auxiliar nesse caminho de aprofundamento espiritual, compartilho com você o curso on-line “Leitura orante da Palavra – Os passos da Lectio Divina”, ministrado por padre Luiz Henrique Ferreira, consagrado da Comunidade Pantokrator.

e-book 9 dicas para iniciar um discernimento vocacional a partir da palavra

Certamente ao nos colocarmos diante de Deus em oração, conseguiremos olhar de forma autêntica para nós mesmos e assim perceber a grandeza dos planos de Deus para a nossa vida.

  1. Direção espiritual

Falamos de direção espiritual quando uma pessoa, na busca de crescer na vida espiritual, é conduzida por um diretor para discernir a vontade de Deus em sua própria vida. O objetivo da direção espiritual é a maturidade na fé, isto é, alcançar a idade adulta na fé. É um caminho de cura e conhecimento que leva a pessoa a sair da “massa unificadora” para descobrir o caminho próprio de Deus para ela, encontrando a libertação para ser ela mesma, para realizar sua missão na Igreja e no mundo.

É fundamental que o diretor espiritual seja alguém bem formado, de confiança e que você tenha afinidade para se deixar guiar. Pode ser que seja difícil encontrar essa pessoa, por isso sugiro que você peça a Providência Santíssima que a coloque em seu caminho.

Com um bom guia, a aventura será melhor aproveitada!

Leia também: Como descobrir a própria vocação?

  1. Um roteiro a seguir

Temos hoje na Igreja Católica, pela graça de Deus, uma grande quantidade de roteiros que visam o amadurecimento humano sendo oferecidos; Seja em forma de livros, cursos e até mesmo retiros que vão desde os primeiros passos até ao aprofundamento com direção espiritual, entre outros .

Livros: Sugiro principalmente os da Editora Quadrante, pois eles têm uma infinidade de livros que focam a Maturidade Humana de maneira eficaz, como por exemplo: “Maturidade”, “Insegurança, medo e coragem?”, “A constância”, “Grandeza de coração”, entre outros títulos.

Retiros (é importante que você pesquise mais sobre eles): RAIO-X (específico para jovens – Comunidade Pantokrator), Agapeterapia (Comunidade Dois Corações), Tecendo o fio de Ouro (Comunidade Shalom), Curados para amar (Comunidade Shalom).

Cursos: Curso de Formação Humana (Comunidade Pantokrator – curso presencial, com duração de 6 meses, ministrado nas cidades de Campinas, São José dos Campos e Jaguariúna) e Tecendo o Fio de Ouro (Comunidade Shalom).

Esses podem ser os três primeiros passos para uma vida nova, pelos quais, ao amadurecer, você se tornará como uma bela árvore frutífera no meio daqueles que você convive. Árvore que oferece sombra para que muitos possam se abrigar e também frutos deliciosos, dos quais poderão se nutrir.

Não tenha medo de descobrir que você pode ir muito além do que os seus olhos podem ver!

¹ Cf. GRÜN, Anselm. Oração como encontro. Vozes, 2009, 9ª edição.

Luiz Moreira
Consagrado da Comunidade Pantokrator

4 COMENTÁRIOS

  1. A paz de Jesus, gosto demais da comunidade Pantokrator que me ajuda em minha formação espiritual. Fico triste apenas pq moro no Rio de Janeiro e não tenho como participar dos retiros e formações. Não existe em vcs um desejo de tbm ter uma sede no Rio de Janeiro? Como o Rio de Janeiro precisa. Evangelização nunca é demais. Na vdd ,por mais que se evangeliza devemos pensar que sempre evangelizamos pouco. Ainda podíamos ter evangelizado mais. Obgado pelo belo trabalho,rezo para que um dia vcs possam estar tbm no Rio de Janeiro. Paz de Jesus!

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×