Festa dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

1
arcanjos

Hoje a Igreja celebra a festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, os santos arcanjos.

Originalmente, antes da reforma litúrgica que se seguiu ao Concílio Vaticano II, a celebração deste dia era dedicada apenas a São Miguel. Agora, porém, que nos lembramos na liturgia dos dois outros arcanjos mencionados nas Sagradas Escrituras, podemos meditar, de uma perspectiva mais ampla, sobre o ministério próprio das criaturas angélicas em geral.arcanjos

Pois bem, Nosso Senhor se identifica no Evangelho de hoje com aquela escada vista em sonhos por Jacó na cidade de Betel (Gn 28,12). Os anjos do Senhor por ela subiam e desciam, trazendo-nos as mensagens de Deus e levando à presença do Altíssimo nossas pobres orações. Ora, Cristo, Verbo encarnado, é justamente esta escada, porque n’Ele se unem o céu e a terra — duas naturezas, humana e divina, unidas numa só pessoa, sem confusão nem mistura. Ele é, em sentido próprio, esta ponte, este elo entre a divindade e a humanidade.

Leia também: Anjos, uma verdade de fé
Oração de consagração da família a São Miguel Arcanjo

Só a Ele, por um lado, o Pai pode dizer: “Tu és meu filho” (Hb 1,5; Sl 2,7), porque têm os dois a mesma natureza, o mesmo poder, a mesma glória, a mesma majestade. Só Ele, por outro, pode chamar-nos irmãos, porque somos iguais a Ele em tudo quanto à condição humana, menos no pecado. Deus, porém, não quer que a nossa união consigo se realize sem o intermédio de seus ministros celestes, os anjos, que contemplam sem cessar a face do Senhor e desejam, com ardente caridade, associar-nos à alegria que eles mesmo experimentam diante do trono real. Roguemos, pois, a Deus Pai que, auxiliados pela intercessão de seus bem-aventurados anjos e arcanjos, possamos todos subir aos céus pela escada de seu Filho encarnado, cujos louvores canta para sempre a corte celeste.

Via CNP

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.