Festa de São Lourenço, diácono e mártir

0

São Lourenço, diácono e mártir, é festejado hoje na Igreja com especiais homenagens não apenas por ser um dos santos mais populares e queridos dos católicos de rito latino, mas ainda pelo exemplo de constância e fidelidade a Cristo que ele deu em seu martírio, ocorrido em 258.

São Lourenço viveu seu diaconato estreitamente ligado ao Bispo de Roma, o então Papa São Sisto II, a quem serviu, como filho bom e obediente, e seguiu até a morte, como irmão no sangue do Senhor. Enquanto Sisto se ocupava do que é próprio do ministério episcopal — pregar ao povo fiel as verdades contempladas na palavra de Deus —, Lourenço assistia-o na celebração dos divinos mistérios e consagrava-se sem medida aos diversos serviços que a caridade cristã exige — alimentar os pobres, auxiliar as viúvas, socorrer os órfãos, sustentar os anciãos, acolher os desabrigados, ajudar os mendigos, ir ao encontro, enfim, de todos os que compõem o verdadeiro tesouro da Igreja.

lourenço

Como os soldados de Valeriano se adiantassem por dar morte primeiro ao Vigário de Cristo, Lourenço, com lágrimas nos olhos, disse-lhe:

“Aonde vais, ó pai? Tu nunca subiste ao altar sem a minha companhia? Por que agora, que vais oferecer em sacrifício tua própria vida, não me levas contigo?”

O santo diácono, que sempre acompanhara o Bispo na celebração da liturgia, não quis deixá-lo erguer sozinho o cálice do seu sacrifício. Por isso, encarou com ânimo forte, pouco tempo depois, o martírio da grelha, entre cujas chamas ele, movido pela fortaleza do Espírito, pôde ainda dizer aos carrascos: “Virai-me, pois este lado já está bem assado”.

Confiemo-nos, pois, ao patrocínio de São Lourenço.

Assim como ele, em tempos tão adversos, soube resistir com caridade à fúria anticristã das autoridades romanas, assim também nós, confiantes no auxílio divino, empenhemo-nos em cumprir nossos deveres de estado, dispostos a oferecer a própria vida em sacrifício a Deus, alívio dos n’Ele esperam.

Via Christo Nihil Praeponere

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.