Memória de Santo Ambrósio de Milão

| 7 de dezembro de 2018 | 0 Comentários

Hoje a Igreja celebra a memória de Santo Ambrósio de Milão, Bispo e Doutor que teve a graça de nascer no seio de uma família profundamente cristã. Seus dois irmãos, Marcelina, virgem consagrada, e Sátiro, leigo piedosíssimo, pertencem ao número dos santos de que a Igreja se gloria de ter nutrido e entregado a Deus.

Ambrósio permaneceu catecúmeno até os trinta e cinco anos quando então, devido ao zelo com que procurou apaziguar as disputas entre católicos e arianos em sua província, foi aclamado Bispo de Milão, após receber num espaço curto de tempo o Batismo e os demais graus do sacramento da Ordem.

“Devemos unir estudo e oração, teologia e vida espiritual”

Memória de Santo Ambrósio de Milão

Sem ter passado por um seminário e tendo uma formação restrita ao campo das artes liberais, Ambrósio viu-se encarregado, de um dia para o outro, de confirmar na fé as almas que o Senhor lhe confiara. Sem se desesperar, as mãos que batizariam ninguém menos que Santo Agostinho meteram-se nos livros para conhecer a fé mais a fundo, não com um conhecimento “enciclopédico” e “livresco”, mas meditadovividosaboreado durante horas e horas de oração e diálogo com a Palavra encarnada.

Leia também: Santo Agostinho de Hipona, Bispo e Doutor da Igreja

Deu-nos assim um exemplo valioso de como deve ser o nosso aprofundamento na fé: devemos unir estudo e oração, teologia e vida espiritual, fazer daquilo que aprendemos no Catecismo matéria para a nossa conversa íntima com Jesus, que está nos sacrários à espera de que O procuremos para conhecê-lo e falar-lhe de seus próprios mistérios, de suas maravilhas, das verdades que Ele revelou-nos para a nossa edificação e salvação.

Que neste tempo de Advento possamos seguir o exemplo de Santo Ambrósio e, buscando sempre a verdade da Palavra de Deus, encontrar-nos com o Cristo cuja vinda se aproxima cada dia mais.

Santo Ambrósio, rogai por nós!

Via: CNP

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , , , ,

Category: Santos

Deixe um comentário

Eventos Campinas Informações