Memória de São Leão Magno, papa e doutor

| 10 de novembro de 2018 | 0 Comentários

Memória de São Leão MagnoHoje a Igreja celebra a memória de São Leão Magno, que esteve à frente do governo visível da Igreja num momento mais do que delicado, em que, de um lado, as invasões bárbaras de Átila punham em perigo a cristandade e, de outro, heresias cristológicas de Eutiques ameaçavam a pureza da fé católica e ortodoxa.

Como pastor sábio e prudente, São Leão Magno cumpriu de modo admirável sua missão, enquanto sucessor do bem-aventurado Pedro, de confirmar seus irmãos na fé. Sua famosa carta ao então Patriarca de Constantinopla, São Flaviano, contém uma exposição primorosa do que é a verdadeira fé da Igreja em Jesus Cristo: sem deixar de ser perfeitamente Deus, e sendo ao mesmo tempo inteiramente homem, em Nosso Senhor há uma só pessoa — a pessoa divina do Verbo —, que assumiu uma natureza humana com tudo o que lhe é próprio.

Leia também: São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja.

Cremos, com efeito, que há um só e mesmo Cristo, Filho e Senhor unigênito, em duas naturezas, sem confusão, sem mudança, sem divisão, sem separação, de sorte que, embora unidas na mesma hipóstase do Verbo, elas permaneceram e sempre hão de permanecer perfeitamente íntegras e inconfusas, cada uma com suas propriedades. Pois um só é o Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito do Pai, pelo qual temos acesso à divindade, no qual encontramos um mediador para interceder por nós junto ao Altíssimo e pelo qual recebemos a graça de, por uma participação inefável e misteriosa, nos associarmos à natureza divina, não como uma gota que se funde com o oceano, mas como filhos pela justiça e co-herdeiros com Cristo da bem-aventurança eterna.

Que São Leão Magno rogue hoje por todos nós e nos alcance daquele cuja verdade pregou o incremento e a pureza da fé católica, apostólica e ortodoxa.

Via: CNP

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , , , ,

Category: Santos