Home Formações Santos Santo Andre Apóstolo

Santo Andre Apóstolo

-

André, discípulo de Jesus, conhecido como protocletos (o primeiro a ser chamado) e irmão de Simão Pedro.

Sua vida tem particularidades muito especiais. Podemos dizer que ele foi o último evangelizado antes de Cristo. Quando João Batista, o último e maior dos profetas (cf.Mt 11,11) aponta para Jesus e diz: “Eis o Cordeiro de Deus” (cf. Jo 1,36), deixa-nos o exemplo da verdadeira evangelização, que não é em si preocupada com sucesso ou números, mas em mostrar o Mestre. André é aquele que docilmente atende ao apelo de João Batista e passa a seguir Jesus – “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?”(cf. Jo 1,38) e passou aquele dia com o Senhor ( cf. Jo 1,39).

Depois de experimentar o amor de Jesus, já se coloca a serviço e leva o seu irmão Simão Pedro até Jesus (cf.jo 1,41-42).
Podemos ver assim, em André, uma ponte entre a evangelização antes de Cristo e a evangelização depois de Cristo. É evangelizado pelo maior dos profetas, João Batista, e evangeliza o maior dos apóstolos, Pedro. Tem na sua história uma experiência muito especial, por isso, é exemplo de docilidade, abertura de coração e humildade. Está enraizado no Marco divisor da história da humanidade que é Cristo, pois tem a experiência do antes, do durante e do depois de Jesus.
Seu nome tem como significado coragem.

Conta-nos a tradição que André evangelizou a Ásia e, por isso, é Padroeiro de países como a Rússia e Romênia. Sofreu o martírio e foi crucificado em uma cruz em forma de X.

O Dia de Santo André é um muito especial para os filhos da vocação El Shaddai Pantokrator, pois foi no dia 30 de novembro do ano 2000, que o então Arcebispo de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes aprovou nossa Regra de Vida e Estatutos, reconhecendo-nos como Igreja. Data escolhida por nosso Bispo por um carinho especial com nosso fundador que se chama André.

Diante dos desafios da nova evangelização, devemos nos inspirar em Santo André para sermos ao mesmo tempo discípulos e missionários de Cristo, Caminho, Verdade e Vida para que nossos povos tenham vida nEle (cf. documento de Aparecida).
Santo André, rogai por nós.

Elias Gobbi
Consagrado na Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×