Festa de São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos

Celebramos hoje a festa de São Judas Tadeu e São Simão, o Cananeu, dois Apóstolos de Cristo que derramaram o sangue em mãos pagãs para testemunhar que um único é o verdadeiro Deus, uma só a verdadeira fé, um único o verdadeiro culto, e é sobre essa fé apostólica que a Igreja se fundamenta, como sobre doze colunas aspergidas de sangue. Embora se celebrem conjuntamente há vários séculos, São Judas Tadeu tornou-se, por circunstâncias históricas relativamente recentes, mais popular entre a gente devota do que São Simão. Isso se deve a uma revelação privada feita no século XIV a Santa Brígida da Suécia, a quem Jesus teria aparecido e revelado que a São Judas foi confiado o patrocínio das causas urgentes e impossíveis.

Vale a pena recordar também que São Judas era sobrinho de Nossa Senhora e, portanto, primo de Jesus, além de tio de dois outros Apóstolos, São Tiago e São João, Evangelista. Essas relações de parentesco fazem supor, naturalmente, que ele devia ser algo semelhante a Nosso Senhor, razão por que algumas imagens suas o retratam com uma medalha ao peito na qual está impressa a efígie de Cristo. Mais, porém, do que ao rosto, São Judas se assemelhava à alma de Nosso Senhor, cujas virtudes imitou e de cuja entrega ao Pai se fez partícipe pelo martírio.

Que possamos nós seguir o exemplo deste santo Apóstolo, exemplo de homem que dá a vida por fidelidade ao Evangelho e pela salvação das almas. Peçamos-lhe hoje a graça de termos, não o semblante, mas o nosso coração, pobre egoísta, totalmente configurado ao Sagrado Coração de Cristo.

Via CNP

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , ,

Category: Santos

Deixe um comentário