Vocacional Pantokrator: Veja como funciona

A vocação é o projeto de Deus para cada pessoa. Todo ser humano tem uma vocação que pode ser à vida religiosa, ministerial, matrimonial, leiga (vocação de batizado), ou ainda a uma vida de consagração em uma Comunidade Nova.
O vocacional Pantokrator te introduz na vivencia do carisma e na descoberta de si mesmo, através da vida de oração.

vocacional-pantokrator

O chamado à consagração de vida implica viver o batismo em uma condição especial. Esta condição caracteriza-se por um particular seguimento de Cristo na vivência do Evangelho como sinal de radicalidade.

Como ouvir e discernir o chamado de Deus?

O primeiro passo de discernimento é a disponibilidade. É necessário que a pessoa esteja disponível para qualquer coisa que o Senhor peça à sua vida.

Depois é necessário que nos perguntemos:Como eu, assim como sou, posso servir mais ao Senhor? Como posso, em todas as circunstâncias em que me encontro servir mais o Senhor de forma concreta? Como a minha vida pode testemunhar mais o Senhor?”

Para aquele que possui o chamado a um carisma específico, a resposta a esses questionamentos é a vivência do próprio carisma.

É necessário olhar para a nossa história de vida, pois o chamado de Deus, que nos é dado desde a nossa concepção, marca toda a nossa história. Olhando para o que já vivemos, podemos perceber os traços da nossa vocação, os traços daquilo que existimos para viver.

Próximos passos

Se você sente um desejo de ser fiel a Deus, de testemunhar a santidade ao mundo para mostrar aos homens que é possível ser santo, esse pode ser o sinal de que Deus o chama a viver a vocação El Shaddai-Pantokrator.

Aos que desejam conhecer um pouco mais do vocacional Pantokrator do nosso carisma e espiritualidade, assim como buscar um discernimento mais direcionado, podem dar início ao caminho vocacional. Normalmente, aqueles que estão sendo chamados a esta vocação são interiormente movidos pelos anseios e inspirações que Deus nos manifestou no Carisma através do nosso fundador.

Esse caminho vocacional Pantokrator inicia-se com o Encontro Vocacional que acontece todo ano em março. A  finalidade é apresentar a Comunidade Pantokrator com o seu carisma, espiritualidade e modo de viver a consagração a Deus. Assim, aqueles que se identificarem com a proposta de consagração de vida da Comunidade e sentirem o apelo (chamado) de Deus para isso, podem discernir se querem ou não iniciar o caminho de busca e amadurecimento da sua vocação no Carisma El Shaddai-Pantokrator.

Você pode fazer o Encontro em uma das casas da Comunidade que fica mais perto de sua cidade. Temos a sede em Campinas e as missões em: São José dos Campos, Jaguariúna e Santos. Todas no Estado de São Paulo.

Esse Encontro Vocacional é pré-requisito, mas não é garantia para a entrada no processo vocacional. Ao final do retiro, a pessoa que tem o interesse em ser vocacionado, preenche uma ficha cadastral e marca uma entrevista para que possamos verificar se essa é a vontade de Deus para sua vida neste momento. Após a entrevista, cada candidato será avaliado e então passaremos o discernimento individual para cada um.

Após essa resposta, se a pessoa recebe um sim, ela inicia o seu caminho vocacional de 9 meses com formações aos sábados e retiros; neste período, será acompanhada por um orientador vocacional que irá ajudá-la a discernir se realmente tem os traços da vocação El Shaddai-Pantokrator.vocacional-pantokrator

Se no decorrer desses 9 meses a pessoa identificar em si os sinais da vocação e do Carisma ela  poderá ingressar na próxima etapa do caminho vocacional: o postulantado. Nesta fase o vocacionado passará por um processo de maior experiência do Carisma, da vida da Comunidade e dos compromissos da consagração, para amadurecer no discernimento da vocação. Tudo isso se dá após o discernimento do Conselho Vocacional.

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , ,

Category: Vocacional

Comentários (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Depois que fiz uma experiencia profunda ano passado com Deus com comunidade Pantokrator,agora vou fazer trilha,e depois vou fazer vocacional,que venha vocacional estou disposta a servir a Deus em tudo na Ptk mesmo como engajada.

Deixe um comentário

Eventos Campinas Informações