Arquidiocese de Salvador realiza na semana que vem mostra de cinema com temática religiosa

0

Salvador (Quarta-feira, 20-10-2010, Gaudium Press) Religião, fé, cultura e… sétima arte. É essa relação popular que a arquidiocese de Salvador quer explorar com a Mostra Fé no Cinema, a partir da próxima terça-feira. Do dia 26 ao dia 29, filmes, documentários, mesas redondas e discussões irão pautar o festival, que acontece na Sala de Arte Cine XIV, no tradicional bairro do Pelourinho.

A iniciativa é inédita e conta com o patrocínio da Prefeitura de Salvador e da Fundação Gregório Matos.
Segundo a arquidiocese, o objetivo é promover uma reflexão sobre a abordagem religiosa no cinema e, mais que isso, dar para o público acesso a esses filmes que, devido a seu tema, dificilmente entram no circuito comercial.

“A mostra é uma resposta às demandas da pastoral da cultura, que procura dialogar com o universo cultural de uma forma dinâmica e aberta. É neste sentido que a Arquidiocese de Salvador tem promovido mostras fotográficas, exposições e seminários para através do belo revelar a presença do divino na vida das pessoas”, explica Pe. Manoel Filho, idealizador do projeto e coordenador de comunicação da Arquidiocese.

De acordo com o site da arquidiocese soteropolitana, o primeiro dia da mostra terá exibição do filme “Penitência e Cega Seca”, seguida de uma mesa redonda com os diretores, Joel Almeida e Sofia Frederico, e de Pe. Manoel.

“A mostra está focada no ser humano, na alma do povo brasileiro. Os filmes não trazem a fé de dentro de um templo, mas a fé das pessoas. São depoimentos de coragem e solidariedade”, explica a curadoria da mostra, Gisela Tapioca.

O evento não é voltado apenas para os católicos, pois o tema da fé popular permeia grande parte da filmografia brasileira. Alunos da rede pública e particular de Salvador estão entre os principais “alvos” da Mostra e formarão grupos especiais de espectadores. Sete produções nacionais originárias da Bahia, do Pará e do Paraná integram o projeto, que também dá destaque para os festejos populares, principal viés da fé católica explorado nas produções audiovisuais brasileiras, informa a arquidiocese.

Entre os destaques está o documentário em curta-metragem “Mãos de Outubro”, que aborda os fiéis e a festa do Círio de Nazaré, considerada a maior procissão católica do mundo. Outro destaque é a ficção “Sal da terra”, que no ano passado recebeu o prêmio Margarida de Prata da CNBB e conta a história de um padre-caminhoneiro que trocou sua paróquia na cidade pela tarefa de atender ao povo da estrada.

A Mostra “Fé no Cinema” faz parte do projeto “Salvador cidade do Sagrado”, que apresenta a relação da cidade com as manifestações artísticas sacras e religiosas. Em agosto, como parte do projeto, a arquidiocese já havia realizado a exposição fotográfica “O Homem e o sagrado”, como noticiado por Gaudium Press.

Os filmes serão exibidos diariamente das 9:30 às 12 horas. A previsão é de que de dois a três filmes sejam exibidos por dia. A entrada para a mostra é gratuita.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.