Atividade econômica fica estável de julho para agosto, mostra índice do BC

0

Brasília – A atividade econômica ficou estável em agosto em relação ao mês anterior, mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (20). O índice ficou em 139,12 pontos, em agosto, e em 139,13 pontos, em julho deste ano. Na comparação de agosto com o mesmo mês de 2009 (130,72 pontos), houve crescimento de 6,43%.

No acumulado dos oito meses deste ano, houve crescimento 9,11% em relação a igual período de 2009.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica e contribui para a decisão do Banco Central (BC) sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora e sintetiza informações sobre atividades dos setores da economia, como indústria, agropecuária e serviços.

Hoje, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC define a Selic. A expectativa dos analistas do mercado financeiro é de manutenção no patamar de 10,75% ao ano.

O Copom não mexe nos juros básicos quando acredita que o patamar da taxa é suficiente para gerar equilíbrio entre o que se produz, o que se compra e os preços. O comitê pode ainda reduzir a taxa Selic se o objetivo for aquecer o mercado consumidor e estimular a atividade econômica. Outra opção é elevar os juros para estimular a poupança e conter a expansão excessiva da demanda.

Agência Brasil

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.