Bento XVI nomeia carmelita paranaense como novo bispo da prelazia de Itaituba

0

VATICANO, 09 Dez. 10 / 01:43 pm (ACI).- O Vaticano informou que Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 8, o reverendo frei Wilmar Santin, da Ordem dos Carmelitas, como novo bispo da prelazia de Itaituba (PA). Ele sucederá a Dom frei Capistrano Francisco Heim, que apresentou seu pedido de renúncia e foi aceito pelo pontífice, por atingir o limite de idade, conforme o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico.

Segundo a nota da CNBB, atualmente frei Wilmar é vigário das paróquias São Lázaro e Coração Imaculado de Maria e professor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia, em Manaus (AM). O futuro bispo nasceu em outubro de 1952, em Nova Londrina (PR). Foi aluno da primeira turma do Seminário São João da Cruz, da cidade de Paranavaí (PR). Em 1972 fez o noviciato em Curitiba (PR). Lá cursou Filosofia e Teologia. É mestre e doutor em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Em 2005 foi nomeado Prior do Colégio Internacional Santo Alberto, dos padres Carmelitas, em Roma. No ano de 2008, frei Wilmar Santin retornou ao Brasil, no qual foi designado para a nova comunidade carmelita em Manaus.

Como bispo prelado de Itaituba, uma zona que possui uma área 175,369 Km2 e uma população de 203,700 pessoas, Dom Santin contará com a ajuda de 16 sacerdotes e 26 religiosos para atender os 194,500 católicos que aí vivem.

Agência Brasil

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.