Cai confiança da população na Justiça, aponta FGV

2

A confiança da população na Justiça do país caiu nos últimos três meses de 2010, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Justiça (ICJBrasil), elaborado pela Faculdade de Direito de São Paulo da instituição, ficou em 4,2 pontos no último trimestre do ano passado. No trimestre anterior, o índice havia apresentado 4,4 pontos.

O ICJBrasil monitora a confiança na Justiça desde 2009. Para o cálculo do índice, que varia de 0 a 10 pontos, foram entrevistados 1.570 cidadãos em Minas Gerais, Pernambuco, no Rio Grande do Sul, na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal.

Minas Gerais foi o estado com maior confiança na Justiça (4,4 pontos). Já Pernambuco foi o estado com o menor índice (4,1 pontos).

Ainda segundo a pesquisa da FGV, de todos os entrevistados, 46% informaram já ter recorrido à Justiça ou ter alguém que mora em seu domicílio que o fez. Entretanto, 64% dos entrevistados disseram que a Justiça é pouco ou nada honesta.

O levantamento aponta ainda que 78% consideram o acesso à Justiça caro. Já 59% acham que a Justiça recebe influência política.

Agência Brasil

2 COMENTÁRIOS

  1. A justiça no Brasil é eficiente. O problema não é o Judiciário, mas sim o Executivo que não investe na modernizãção da justiça, pois não adianta querer que a justiça seja rápida se a população aumentou muito mais e os investimentos do Executivo em melhoramentos, ao invés de aumentar, apenas diminuíram. São muitos processos para um único juiz por Juízo julgar. Por isso, a lentidão do Judiciário acaba refletindo uma imagwm q

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.