História do Cristo Redentor é contada em livro

0

Rio de Janeiro (Terça-feira, 08-02-2011, Gaudium Press) O incansável trabalho de cerca de 20 mil senhoras, os bastidores de uma campanha que rendeu um dos principais títulos mundiais a este monumento, o registro da visitas ilustres como a Família Imperial e os detalhes de uma construção que não registrou nenhum acidente.

Tudo isso está registrado no livro “Corcovado – A conquista da montanha de Deus”, do escritor Jorge Scévola de Semenovitch, que acaba de chegar às livrarias. Com 160 páginas de texto e um encarte com 32 páginas de fotos inéditas, é possível conhecer detalhes e várias curiosidades de um dos principais cartões postais do Brasil.

A publicação mostra detalhes da construção do monumento e a inauguração da Estrada de Ferro em 1884, além de comprovar com documentos que o projeto do Cristo Redentor é de autoria do engenheiro-arquiteto carioca, Heitor da Silva Costa, ao contrário de algumas versões que atribuem a autoria do projeto a um francês.

Considerado um dos maiores especialistas sobre o Cristo Redentor, Jorge Scévola de Semenovitch presta consultoria a diversos profissionais interessados no tema. Ele teve um papel fundamental na campanha que elegeu o monumento como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Entre os anos de 1977 e 1985 trabalhou na Estrada do Corcovado, período em que foi realizada uma ampla obra de reconstrução e modernização, tema que também é apresentado no livro, além da instalação dos elevadores e das escadas rolantes, que tornaram o acesso ao monumento mais fácil.

Ele explica que nesses tempos em que o Rio de Janeiro está mobilizado em combater a violência, “ler e conhecer sobre a história do maior símbolo de nossa fé, ajuda a renovar as esperanças e serve também como votos de paz para a cidade e para as pessoas queridas”.

A trajetória deste livro começou em 2008, ao ser lançado em inglês, atendendo aos pedidos dos turistas estrangeiros que visitam o Cristo Redentor todos os anos. Agora, para ajudar os brasileiros que querem conhecer melhor a história deste monumento que mede 38 metros de altura e pesa 1.145 toneladas, a publicação foi editada em português.

“Corcovado – A conquista da montanha de Deus” já está disponível nas livrarias e custa em média R$ 30,00. Mais informações sobre como adquirir a publicação podem ser obtidas através dos telefones (21) 2267-9098 e (21) 9663-3722.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.