PUC de Maringá promove Curso de Especialização em Teologia Bíblica

0

Maringá (Quinta-feira, 03-02-2011, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), sede da cidade de Maringá, está com as inscrições abertas para o Curso de Especialização em Teologia Bíblica. Os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de fevereiro. As aulas iniciarão no dia de 15 de abril de 2011 e terminarão em maio de 2012. O curso destina-se a pessoas que possuam curso superior, como, por exemplo, sacerdotes, teólogos, pastores, religiosos, diáconos permanentes ou candidatos ao diaconato, catequistas, líderes de comunidades, professores de ensino religioso, entre outros.

De acordo com o coordenador do curso, Luiz Alexandre Solano Rossi, através do curso, os participantes terão uma oportunidade especial de obter um conhecimento histórico e teológico da Bíblia, e desse conhecimento aprofundado, resultará a eficácia da missão evangelizadora nas comunidades. A perspectiva do curso, segundo Rossi, é cristã e ecumênica e, portanto, oferecerá diferentes hermenêuticas e enfoques teológicos do texto bíblico, voltados para os desafios da sociedade atual.

Dentre as diversas disciplinas que o curso possui destacam-se as seguintes: “A carta aos Hebreus e o Sacerdócio de Jesus”; “Atos dos Apóstolos”; “Bíblia e ecologia”; “Bíblia e a mulher”; “Cartas Paulinas”; “Contexto Político e Social do Novo Testamento – Estudo dos Evangelhos Sinóticos”; “Epistemologia”; “Ética”; “Histórica de Israel”; “Lectio Divina”; “Literatura Sapiencial”; “Metodologia Científica”; “Metodologia de Leitura da Bíblia e Hermenêuticas Bíblicas”; “O Evangelho de João”; “Profetismo”; “Temas do Pentateuco”; e outras.

Para Rossi, o curso tem uma importância vital, pois é preciso reconhecer a centralidade da Bíblia para a Igreja e para o povo de Deus. Segundo ele, é indispensável que as pessoas conheçam mais e mais a Palavra de Deus, que sejam educadas na leitura e na meditação da Palavra. “A especialização em Teologia Bíblica, portanto, é mais um esforço nessa direção, ao desejar capacitar homens e mulheres de Deus, para que executem com muito mais eficiência e qualidade a sua missão e vocação como discípulo e missionário de Cristo. Quanto mais e melhor os líderes leigos e padres estiverem capacitados, muito mais poderão multiplicar o conhecimento adquirido”, ressalta.

Por fim, o coordenador lembra que somos chamados, convocados e desafiados pelo Documento de Aparecida a vivermos como uma Igreja discípula e missionária. “Dessa forma, a especialização em Teologia Bíblica é uma ferramenta que possibilitará à Igreja seguir com muito mais intensidade nesse caminho”, conclui.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.