Audiência Geral: "Maria, modelo de oração também no momento da própria morte"

audiencia-papa

De Maria, os cristãos devem aprender a rezar, e a mãe de Deus pode ser um modelo de oração também no momento da própria morte.
Foi o que salientou Bento XVI descrevendo a oração de Maria, feita de escuta, disponibilidade á vontade de Deus, capacidade de ler a própria vida á luz de Deus, uma capacidade, disse o Papa na audiência geral desta quarta feira, que será útil a cada cristão também nos momentos difíceis, na fase de passagem, não ultima a passagem da vida para a morte. 
Com a audiência geral desta quarta feira na Praça de S. Pedro, Bento XVI iniciou um novo ciclo de catequeses, dedicado á oração nos Actos dos Apóstolos e nas cartas de São Paulo, concentrando-se em particular na oração de Maria nos inicios da Igreja, isto é no tempo que vai da Ascensão a Pentecostes e no cenáculo de Jerusalém.
Partindo do Evangelho de S. Lucas, o Papa passou da infância de Jesus á visita de Maria a sua prima Isabel e ao Magnificat, sempre analisando o tipo de oração de Nossa Senhora.
Devemos olhar para estes episódios , disse citando entre outras a oração no cenáculo de Jerusalém, não com a simples atenção histórica a uma coisa passada, mas colhendo o seu significado de grande valor, porque Maria com os discípulos partilha o mais precioso que existe , a memoria de Jesus e conservando a memoria, conserva a sua presença e conservando a presença constrói a Igreja.
Queridos irmãos e irmãs,
Nos Actos dos Apóstolos, aparecem os Discípulos reunidos em oração com a Mãe de Jesus no Cenáculo à espera do Espírito Santo. Assim como a vida terrena de Jesus teve início com Maria, assim também a Igreja dá os primeiros passos com Ela. As etapas do caminho de Maria desde a sua casa de Nazaré até ao Cenáculo, passando pela Cruz onde Jesus Lhe entregou João como filho, mostram-Na num perseverante clima de recolhimento, meditando tudo no silêncio do seu coração. Com esta atitude interior de escuta, Maria é capaz de ler a história, reconhecendo com humildade que é o Senhor quem tudo realiza. No Magnificat, vemos Maria cantar não só as maravilhas n’Ela operadas, mas também aquilo que Deus fez e continua a fazer na História. Por isso esta sua presença no Cenáculo tem um grande significado, pois Maria partilha com os Apóstolos aquilo que há de mais precioso: a memória viva de Jesus na oração. Venerar a Mãe de Jesus na Igreja significa aprender d’Ela a ser comunidade que reza. 
* * *
Amados peregrinos de língua portuguesa, especialmente os grupos paroquiais de São José e Cosminho, sede bem-vindos! Que esta peregrinação ao túmulo dos Apóstolos fortaleça, nos vossos corações, o sentir e o viver em Igreja, sob o terno olhar da Virgem Mãe! Com Ela, aprendei a ler os sinais de Deus na História, para serdes construtores duma nova humanidade. Como encorajamento e penhor de graças, dou-vos a minha Bênção.

Rádio Vaticano

Tags:

  ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies