Home Notícias Igreja Audiência Geral: "mensagem de esperança para a humanidade"

Audiência Geral: “mensagem de esperança para a humanidade”

-

 “A família é o futuro da humanidade; é onde os jovens adquirem os valores que dão sentido à sua existência, onde nascem e crescem numa comunidade de vida e de amor tal como Deus a quis para os homens e as mulheres”. 

Nesta quarta-feira de manhã, na audiência geral, o Papa lembrou aos peregrinos a sua participação no VII Encontro Mundial das Famílias, que teve o tema “Família, Trabalho e Festa”. A reunião semanal com os fiéis se realizou na Praça São Pedro, sob um sol primaveril.

Em seu discurso, o Pontífice recordou ter ouvido testemunhos de casais de vários continentes e afirmado a todos que para superar as dificuldades, as famílias devem dedicar mais tempo a elas mesmas, hoje sacrificadas em detrimento do trabalho. Para Bento XVI, o domingo, dia do Senhor, deve ser livre para a família e livre para Deus.

Outro evento no contexto da jornada milanesa que o Papa quis ressaltar foi sua visita ao Teatro alla Scala, onde “o ‘Hino à Alegria’ de Beethoven ressoou como um eco da fraternidade e da universalidade da mensagem do Evangelho que a Igreja propõe”.

Segundo o Papa, os dias passados em Milão foram uma “Epifania da Família”. Neste sentido, fez votos que a comunidade eclesial seja sempre mais uma família que reflita a beleza da Santa Trindade, capaz de evangelizar pela radiação do amor vivido, única força que pode transformar o mundo.

Também a Festa dos Testemunhos, na tarde de sábado, 02, foi citada pelo Papa, que a definiu como “uma oportunidade para abordar alguns desafios das famílias hoje”. De Milão, ele quis lançar uma mensagem de esperança de que é possível, apesar da fadiga, viver o amor fiel, ‘para sempre’, aberto à vida.

Como habitualmente, Bento XVI fez um resumo de sua reflexão em várias línguas, e em português, proferiu também algumas palavras:

Queridos irmãos e irmãs,

Teve lugar, nestes dias, o Sétimo Encontro Mundial das Famílias, que transformou Milão numa cidade das famílias. O tema proposto foi a tríade “família, trabalho e festa”. São três dons de Deus, três dimensões da nossa vida que devem encontrar um harmônico equilíbrio para construir sociedades de rosto humano. No Teatro Scala, lembrei que é na família que fazemos a primeira experiência de ser pessoas humanas, criadas não para viver fechadas em si mesmas, mas na relação com os outros. Já na Festa dos Testemunhos, quis responder às perguntas de algumas famílias, dando assim um sinal do diálogo aberto que existe entre as famílias e a Igreja. Finalmente, durante a missa de domingo, falei a uma multidão imensa de fiéis vindos de diversas nações sobre a necessidade de edificar famílias capazes de refletir a beleza da Santíssima Trindade e de evangelizar não só com a palavra, mas pela vivência do amor, a única força capaz de mudar o mundo.

Saúdo com grande afeto e alegria todos os peregrinos lusófonos, de modo especial a quantos vieram de Angola e do Brasil com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. Desça a minha bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades ao serviço do menor, dos mais pequeninos e necessitados.

Enfim, em italiano, o Papa convidou os fiéis a participar, com ele, quinta-feira, 7, da festa de Corpus Christi, que como ano, começará com a missa em São João de Latrão. No final, partirá uma procissão solene até a Basílica de Santa Maria Maior.

Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×