Catedral de Santiago de Compostela completará 800 anos de sua consagração

1

Santiago de Compostela (Quinta-feira, 15-04-2011, Gaudium Press) A Catedral de Santiago de Compostela, Espanha, que abriga o túmulo do Apóstolo São Tiago, completará 800 anos de sua consagração na próxima quinta-feira, 21 de abril. Com o intuito de comemorar data tão especial, o governo local preparou uma série de atividades culturais, entre as quais exposições, ciclos musicais e festivais de gastronomia.

As comemorações tiveram início no dia 09 de abril com um concerto da Real Filarmônica da Galícia, e continuarão durante todo o ano. Ainda neste mês estão programados o Festival de Músicas Contemplativas e a inauguração da exposição “Domus Iacobi”, a respeito da história da Catedral de Santiago.

No mês de maio, mais música, agora com a realização do ciclo de Primavera do Festival Compostela Organum. Em junho, diversos outros eventos, como a festa medieval no templo de Santiago; o festival Galicia Classics; e o Congresso Internacional de Literatura de Viagens.

Em julho, a festa de São Tiago Apóstolo e festivais gastronômicos. Em agosto, a reabertura do Museu da Catedral e o início do ciclo de Verão do Festival de Compostela Organum. As atividades terão uma pausa no mês de setembro, para voltarem com força total em outubro, com a inauguração da nova sede do Museu das Peregrinações e da exposição “Cerimonial, festa e Liturgia na Catedral”.

Mais uma exposição acontecerá em novembro, com o tema “Santiago, 25 anos de Patrimônio Mundial”. Os eventos em homenagem aos 800 anos da Catedral se encerram em dezembro, com a realização de um concerto musical no dia 22.

Restauração da Catedral

Ainda dentro das comemorações do oitavo centenário de consagração da Catedral de Santiago de Compostela, o governo espanhol iniciou uma campanha para arrecadação de fundos com o objetivo de restaurar o templo religioso. A iniciativa, liderada pelo Consórcio capital da Galícia, segue o estipulado pela Lei de Orçamentos Gerais do Estado de 2011, que outorga à consagração da Catedral “os máximos benefícios fiscais” por ser “um acontecimento de interesse especial”.

O Consórcio pretende arrecadar cerca de 8 milhões de euros através de entidades privadas e benefícios fiscais. Deste montante, 5,5 milhões serão utilizados nas atividades de restauração da Catedral de Santiago de Compostela e no escritório técnico que dirigirá o Plano Diretor da reforma. O restante será destinado a um programa de atividades culturais na capital galega.

Com informações de El Mundo.

1 COMENTÁRIO

  1. PEÇO SAUDE E PROTEÇÃO PRA MIM E MINHA FILHA DRIELLE MORAES,PEÇO PELOS NOSSOS SONHOS E DESEJOS,PEÇO PELAS NOSSAS VIDAS MATERIAL ,SENTIMENTAL,FISICA E ESPIRITUAL,AMÉM LUCIENE MORAES

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.