Conferencia dos Religiosos do Brasil promoverá Seminário sobre Vida Consagrada

Entre os dias 23 e 27 de fevereiro, acontecerá em Itaici (SP), um seminário sobre a Vida Consagrada. O encontro, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil, terá por tema “Vida Religiosa Consagrada: a loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” (Cor 1, 18-25).

O evento, que deve reunir por volta de 400 religiosos, tem como proposta redescobrir o profundo sentido da Vida Religiosa Consagrada, revitalizando a paixão por Nosso Senhor Jesus Cristo e seu Reino. Na ocasião serão apontados os meios para que esse objetivo seja alcançado são: a escuta da Palavra de Deus, a Oração, a Contemplação, o compromisso discipular-missionário, o convívio como irmãos e irmãs e a comunhão com toda a criação.

O seminário pretende também buscar maior leveza e agilidade institucional para a Vida Religiosa, ampliando as fronteiras congregacionais através do trabalho conjunto entre diversas ordens e congregações.

Programação

Durante as atividades de estudos e reflexões dos religiosos, haverá momentos em que membros de algumas congregações partilharão práticas de processos inovadores que tem respondido aos desafios e necessidades de nossos dias.

Além disso, estão previstos momentos de leitura meditativas da Sagrada Escritura, plenários e reflexão pessoal.

Dom Jaime Spengler, Bispo Referencial para a Vida Consagrada e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB presidirá a Missa inaugural do evento.

Os subtemas do seminário serão diversos: A leitura dos sinais dos tempos da Vida Religiosa Consagrada hoje; Conversão ao núcleo da Vida Religiosa Consagrada; Busca de maior leveza e agilidade institucional; Horizontes, caminhos, Itinerários para uma Vida Religiosa Consagrada que tenha futuro; Pessoas consagradas hoje – sinais que apontam para um modelo novo.

O evento contará com a participação de superiores maiores dos institutos religiosos associados à CRB Nacional, diretoria nacional, comissão executiva nacional, presidentes e assessorias das conferências regionais, equipes de reflexão bíblica, teológica, psicológica e missionária; conselho superior, conselho fiscal e conselho editorial da revista Convergência. (EPC)

Gaudium Press