Cristãos e hinduístas são chamados a unirem esforços para promover a liberdade religiosa

0

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso enviou esta quinta-feira uma mensagem por ocasião da Festa de Deepavali, que este ano se celebra em 26 de outubro.

“Cristãos e hinduístas: juntos para promover a liberdade religiosa” é o título da mensagem. Segundo o Pontifício Conselho, a liberdade de religião é a resposta aos conflitos que, em várias partes do mundo, têm uma motivação religiosa: “Quando este direito é negado, todos os outros direitos humanos estão em perigo”.

Quando é respeitada e promovida, a liberdade religiosa permite aos fiéis colaborarem com mais entusiasmo com seus compatriotas na construção de uma ordem social justa e humana.

A mensagem conclama cristãos e hinduístas a unirem seus esforços para promover a liberdade religiosa como uma responsabilidade comum, pedindo aos chefes das nações que jamais deixem de lado a dimensão religiosa da pessoa humana.

O texto se conclui recordando que, daqui uma semana, muitos líderes religiosos de todas as partes do mundo se união ao Papa Bento XVI em peregrinação a Assis para renovar o compromisso assumido, 25 anos atrás, com João Paulo II, a construir pontes de paz e harmonia.

O Deepavali (também transcrito como Diwali ou Deepawali) é uma festa religiosa hinduísta conhecida como o festival das luzes. Este festival simboliza a destruição das forças do mal.

Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

onze + 10 =