Home Notícias Igreja Em Roma, estátua em homenagem a João Paulo II continua gerando polêmica

Em Roma, estátua em homenagem a João Paulo II continua gerando polêmica

-

Roma (Sexta-feira, 20-05-2011, Gaudium Press) A estátua em homenagem a João Paulo II, inaugurada recentemente em frente a Estação Termini, em Roma, não para de gerar polêmica sobre sua qualidade. Após artigo do jornal vaticano L’Osservatore Romano, que definiu a estátua como uma obra que “peca por uma escassa reconhecibilidade”, a prefeitura da capital italiana acenou para a possibilidade de realizar uma enquete online em seu site, com o intuito de avaliar a opinião dos cidadãos sobre a obra.

O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, declarou em entrevista à Rádio Vaticano que pretende ouvir as opiniões das pessoas com muita calma, e afirmou que pode haver modificações. “Se o julgamento das pessoas não for positivo, se não se identificarem com a estátua e não a sentirem representativa de João Paulo II, então talvez algumas mudanças poderão ser feitas”, anunciou. Segundo a Ansa, fontes internas da prefeitura, no entanto, declararam que ainda não há certeza de que a enquete será realizada.

A opinião contrária a obra emitida pelo L’Osservatore Romano ganhou eco entre outros setores. A Associação Nacional Papaboys, grupo católico italiano de apoio ao Papa, por exemplo, afirmou que a estátua era inadequada. “Se a intenção era festejar o aniversário do Beato João Paulo II com uma ‘excelente ideia’, em nossa opinião, isso não foi absolutamente alcançado”, disse. Conforme o grupo, o rosto e a própria estátua não fazem justiça à lembrança que o mundo inteiro tem de Karol Wojtyla e “não exprimem o sentido de abraço de acolhimento que era suposto”.

Com o objetivo de minimizar a responsabilidade da prefeitura diante da obra, Gianni Alemanno declarou que a estátua só foi instalada depois de passar por uma avaliação de autoridades religiosas, e da Superintendência de Bens Culturais, que aprovaram o esboço. Por sua vez, o superintendentes do setor, Umberto Broccolo, asseverou que avaliação das autoridades vaticanas e do próprio Ministério de Bens Culturais foi realizada “a partir de fotos tiradas ao longo da realização da obra”.

Com informações da Ansa.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×