Padre David Maria Jaeger foi nomeado pelo Santo Padre como Prelado Auditor do Tribunal da Rota Romana

0

Roma (Segunda-feira, 09-05-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou hoje o Padre David Maria Jaeger como Prelado Auditor do Tribunal da Rota Romana. O sacerdote é docente de Direito Canônico junto à Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, e atua como consultor da Congregação para as Igrejas Orientais; da Congregação para o Clero; e do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.

Dados biográficos
Nascido em Tel Aviv, Israel, 1955, Padre David Maria Jaeger foi ordenado sacerdote em 1986 pela Ordem Franciscana Frade Menor, custódia da Terra Santa. Doutorado em Direito Canônico, Padre Jaeger ensinou a disciplina no Faculdade Teológica dos Padres Franciscanos de Jerusalém, do qual também foi Moderador.

De 1992 a 1998, Padre Jaeger ocupou o cargo de Vigário Judicial na Diocese de Austin, capital do estado do Texas, Estados Unidos, sendo promovido em 1998, a Juiz do Tribunal Eclesiástico de Apelação para todo o estado do Texas. Em 1999, começa ensinar Direito Canônico junto à Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Tribunal da Rota Romana
Com cerca de mil anos de existência, o Tribunal da Rota Romana é um tribunal de apelação. Mas um tribunal de apelação em terceira instância, que entra em ação basicamente quando é necessário dar um parecer após duas sentenças divergentes em instâncias locais.

O Tribunal da Rota Romana também pode funcionar como Tribunal em primeira instância, em casos nos quais não existe um superior infra Romanum Pontificem, ou seja, não existe ninguém entre o próprio réu e o Santo Padre, o que é o caso dos bispos.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.