Papa Francisco lançará sua primeira Exortação Apostólica neste domingo no encerramento do Ano da Fé

0

O Papa Francisco publica neste domingo, 24, a primeira Exortação Apostólica de seu pontificado: Evangelii gaudium. A informação foi dada pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, em coletiva no Vaticano nesta segunda-feira, 18, sobre os eventos conclusivos do Ano da Fé.

papa-francisco-roma

Dom Rino disse que a Exortação Apostólica é um compromisso que a Igreja é chamada a assumir. “Crer significa também partilhar com outros a alegria do encontro com Cristo. A Exortação do Papa, então, torna-se uma missão que vem confiada a cada batizado para fazer-se evangelizador”, declarou.

Sobre os últimos eventos do Ano, ele citou a visita do Santo Padre ao mosteiro das monjas camaldolesas de Santo Antônio Abade no Aventino, em 21 de novembro. “A oração do Papa será aquela da comunidade monástica: o canto da Véspera segundo a regra camaldolesa e um breve momento de adoração eucarística”, informou. Após a oração, Francisco terá um encontro privado com a comunidade monástica.

Intitulada Evangelii gaudium, primeira Exortação Apostólica de Francisco será compromisso para toda a Igreja

Já em 23 de novembro, haverá um momento dedicado aos catecúmenos, pessoas que se preparam para receber o sacramento do Batismo. O Pontífice receberá 35 pessoas que, já adultas, decidiram entrar na Igreja recebendo os sacramentos da iniciação cristã. Dom Rino informou que, ao todo, serão 500 catecúmenos vindos de diversos países, como Rússia, Egito, Mongólia e Cuba. “Experimentarão também nesta circunstância a universalidade da Igreja católica”, disse.

O encerramento do Ano, em 24 de novembro, será com a celebração da Missa na Praça São Pedro. Estarão presentes representantes de cada um dos eventos realizados ao longo do Ano.

Neste dia, além da Missa e da publicação da Exortação Apostólica, estarão expostas as relíquias de São Pedro, ato inédito. Outro sinal marcante será o gesto de caridade para com a população das Filipinas, atingida pelo tufão Haiyan. Na Eucaristia do dia, será realizada uma coleta como contribuição dos peregrinos do Ano da Fé a essas pessoas necessitadas.

Segundo o arcebispo, mais de 8 milhões e meio de peregrinos visitaram o Túmulo de São Pedro ao longo do Ano da Fé, um sinal que ele julga significativo, somado às micro iniciativas realizadas em todo o mundo. “Em resumo, este Ano foi realmente uma experiência de graça que levaremos conosco com renovado sentido de gratidão ao Senhor pelo que nos fez viver”.

Canção Nova

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.