Home Notícias Igreja O Papa recordou a figura de Moisés na Audiência Geral de hoje

O Papa recordou a figura de Moisés na Audiência Geral de hoje

-

Na manhã desta quarta feira, na Praça de S. Pedro teve lugar a habitual audiência geral.

Na catequese, em que continuou a reflectir sobre a oração o Papa Bento XVI evocou a figura de Moisés, a quem, segundo a Bíblia, Deus entregou os Dez Mandamentos no Monte Sinai.

De acordo com a narrativa bíblica, ao mesmo tempo que Moisés recebia o Decálogo, o povo israelita fabricava um ídolo , rejeitando a lei revelada por Deus.
“O bezerro de ouro [peça criada para adoração] é uma tentação constante no caminho da fé: construir um Deus compreensível, conforme aos nossos projectos”, salientou o Papa.

Após recordar que Moisés é lembrado como intercessor por ter rezado a Deus em favor do povo, não obstante a sua infidelidade, Bento XVI realçou que “amor dos irmãos e amor de Deus são inseparáveis” da oração daquele personagem bíblico.
“Moisés indicou-nos o caminho da oração, que encontra a sua realização perfeita” em Jesus, “o intercessor por excelência”, referiu o Papa, antes de lembrar que Junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, devoção que destaca o amor de Deus pela humanidade, especialmente através da eucaristia, e que este ano se celebra a 1 de Julho
Falando em português, e apresentando uma breve síntese da sua catequese, Bento XVI dirigiu uma “menção especial” à congregação cofundada pela Madre Maria Clara (1843-1899), beatificada a 21 de Maio em Lisboa.

Queridos irmãos e irmãs,
Enquanto o Senhor, no cimo do monte Sinai, dava a Moisés os Dez Mandamentos, ao pé do monte o povo de Israel já estava a transgredi-los, fabricando um vitelo de ouro e prostrando-se diante dele. Por isso Deus reage e manda Moisés descer do monte, dizendo: «Deixa que a minha ira se inflame contra eles e os destrua! De ti farei uma grande nação». Dizia-lhe isto, na esperança que Moisés intercedesse. É que a punição e a destruição, em que se exprime a cólera de Deus como rejeição do mal, indicam a gravidade do pecado cometido, enquanto a prece do intercessor pretende manifestar a vontade de perdão de Deus. A súplica de Moisés está inteiramente centrada na fidelidade e misericórdia do Senhor. Mediador de vida, Moisés solidariza-se com o povo; desejoso apenas da salvação que também Deus deseja, renuncia completamente à perspectiva que lhe era oferecida de se tornar, ele mesmo, pai de um povo agradável ao Senhor.

Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha saudação amiga para todos, com menção especial das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição em festa pela recente beatificação da sua Madre Fundadora. Esta queria ver-vos todas unidas num mesmo e único pensamento: Deus. No pensamento e serviço de cada uma, o hóspede seja Deus; e, com Ele, a vossa vida não poderá deixar de ser feliz. Sobre vós, vossas comunidades e famílias desça a minha Bênção.

Ainda durante a audiência geral o Papa pediu orações pela sua viagem à Croácia, marcada para este sábado e domingo, onde vai celebrar a “jornada da família católica croata”.

“Enquanto aguardo com alegria este encontro, convido-vos a rezar para que a minha viagem àquela querida terra traga muitos frutos espirituais e a família cristã seja sal da terra e luz do mundo”, referiu Bento XVI em língua croata.
O Papa recordou o seu antecessor, João Paulo II, beatificado a 1 de maio no Vaticano – “pai, guia, sacerdote e amigo dos jovens” – e cumprimentou o grupo de peregrinos constituído por soldados da NATO estacionados na Alemanha.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×