Autoridades vietnamitas prenderam e golpearam um grupo de católicos por tentar assistir ao julgamento contra ativista dos direitos humanos

0

HANOI, 11 Abr. 11 / 09:27 am (ACI/EWTN Noticias)

As autoridades vietnamitas prenderam e golpearam um grupo de católicos que tentou assistir o julgamento contra o destacado advogado e ativista dos direitos humanos Cu Huy Ha Vu.

No último 4 de abril “ao menos 29 católicos foram presos às 08h00min a.m. da segunda-feira quando se dirigiam à corte para observar o processo”, informou a Associação Católica da Juventude de Vinh em um comunicado.

Testemunhas presenciais disseram ao VietCatholic que os católicos foram seguidos de perto pela polícia local que usou a força física para prendê-los. Os transeuntes que buscaram ajudar também receberam golpes da polícia.

Os católicos vietnamitas tentavam manifestar seu apoio a Cu Huy Ha Vu, quem está na prisão desde novembro e é acusado de ter “difamado as instituições estatais e políticas” chinesas. Segundo o governo, as acusações se derivam dos artigos que Ha Vu publicou na Internet criticando-o.

Vu tem um apoio generalizado entre os cidadãos, mas enfrenta uma eventual pena de até 12 anos de prisão se é declarado culpado.

O jurista é uma das dezenas de advogados vietnamitas e ativistas que foram encarcerados nos últimos cinco anos por desafiar o governo.

Em janeiro, o Departamento de Estado dos Estados Unidos apresentou um forte protesto com o governo vietnamita depois que um diplomata americano foi golpeado por tentar visitar um sacerdote católico doente que estava sob prisão domiciliar.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.