Para Ser Feliz: 10 Conselhos do Papa Francisco

0

Um resumo dos ensinamentos do Santo Padre em dez passos que todos podem seguir para alcançar a tão sonhada felicidade nesta vida.

A corporação católica americana de mídia Our Sunday Visitor (OSV) acaba de editar um folheto em inglês e espanhol, intitulado “Os 10 segredos do Papa Francisco para ser feliz”.

ser_feliz

Partindo da constatação da liderança do Papa Francisco nos EUA e do desejo de ter documentos concretos por parte dos católicos norte-americanos, o folheto pode ser visto no site do OSV (www.osv.org) e tenta sistematizar os conselhos, homilias, audiências e palavras do Papa Francisco em 10 grandes temas.

O primeiro passo para ser feliz, segundo o OSV reconhece no Papa Francisco, é “viver e deixar viver”. O segundo, na lógica jesuíta do próprio Pontífice, é “doar-se aos outros”.

Mais adiante no folheto, o terceiro conselho proposto nos ensinamentos do Papa é “agir com calma”, de acordo com um dos dez conselhos do “Decálogo da Serenidade” de São João XXIII. Já o quarto conselho poderia ser muito polêmico, sobretudo em uma cultura como a americana, baseada na produção e na negação do lazer: “desenvolver um sentido saudável de lazer”.

O quinto preceito do decálogo da felicidade do Papa Francisco, segundo os redatores do OSV, é “fazer do domingo um dia de preceito”, um dia da família. O sexto passo da felicidade é muito importante para evitar cair em algo que o Papa denunciou diversas vezes como a cultura do descarte: “criar empregos para os jovens”.

O sétimo conselho deste decálogo papal é algo em que tanto o Papa Emérito Bento XVI como o Papa Francisco insistiram, partindo da lógica da criação e da revelação, e que deve ser uma constante na vida do católico: “respeitar e cuidar da natureza”.

O oitavo conselho é “deixar de ser negativo”, na felicidade que vem da certeza de ser amados por Deus. Já o nono passo para a felicidade é algo que toca diretamente o coração dos neofariseus: “respeitar as crenças dos outros”.

Finalmente, o décimo conselho para ser feliz, segundo os ensinamentos do Papa, é “trabalhar pela paz”, algo que Francisco e seus antecessores imediatos fizeram sem cessar.

O folheto, belamente impresso, termina dizendo: “Quando lemos as entrelinhas dos 10 segredos do Papa para a felicidade, encontramos a essência da mensagem do Evangelho. Certamente, viver como discípulos verdadeiros de Jesus Cristo trará essa paz e felicidade interior profundas, que ninguém jamais poderá tirar”

Fonte: Aleteia

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.